Variáveis do filme histórico ficcional e o debate sobre a escritura fílmica da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v70i1.81274

Palavras-chave:

filme histórico, cinema e história, narrativas ficcionais da história

Resumo

Neste artigo, proponho uma revisão sobre o conceito de filme histórico tendo como foco o debate sobre os gêneros ficcionais e sobre a questão da “escrita fílmica da história. A hipótese central é a de que os filmes históricos ficcionais vão além de vetores do conhecimento histórico e de memórias sociais produzidas em outros espaços e narrativas socioculturais. Para além disso, são intervenções estético-ideológicas que formam um “saber histórico de base” de natureza audiovisual no qual interagem a matéria histórica de uma sociedade (memórias, regimes de historicidade, história pública, disputas ideológicas sobre o passado), o conhecimento historiográfico especializado, as estéticas do cinema e os interesses comerciais da indústria. A partir destas injunções o historiador deve pensar o filme histórico como fonte primária para a pesquisa e o ensino.    

Biografia do Autor

Marcos Napolitano, Depto. História / USP

Professor Titular de História do Brasil Independente na USP, Doutor em HIstória Social / USP, vice-coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq HIstória e Audiovisual

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Napolitano, M. (2022). Variáveis do filme histórico ficcional e o debate sobre a escritura fílmica da história. História: Questões & Debates, 70(1), 12–44. https://doi.org/10.5380/his.v70i1.81274

Edição

Seção

Dossiê - Cinema e História: políticas de representação