Despótiko: Escavações e restauração de um Santuário de Apolo

Iannos Kourayos, Kornilia Daifa

Resumo


As escavações em Despótiko (considerado pelas autoridades arqueológicas gregas uma das descobertas mais importantes da última década) trouxeram à luz um vasto santuário de Apolo jamais mencionado por fontes literárias (Despótiko é o segundo maior santuário de Apolo nas Cíclades e, no início do Período Arcaico, chegou a ser maior do que o de Delos). Os edifícios e materiais descobertos estão impactando o entendimento sobre as atividades religiosas na Cíclades e na região mediterrânica em questão. Este breve artigo pretende fazer uma apresentação geral do santuário de Apollo em Despótiko destacando alguns dos edifícios votivos encontrados no sítio. O presente texto também introduz brevemente o projeto de restauração do principal edifício de culto do santuário. 


Palavras-chave


Apolo; Santuários Cicládicos; Paros; Despótiko

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v69i1.76315

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150