Crotona e suas conexões religiosas e políticas com Olímpia nos séculos VI, V e IV a.C.: As evidências das imagens monetárias de águias e raios
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v69i1.75068Palavras-chave:
Iconografia monetária, Crotona, OlímpiaResumo
O objetivo deste artigo é mostrar o potencial do documento monetário na busca de redes de conectividade no Mediterrâneo grego por meio do estudo da iconografia monetária – o seu papel no compartilhamento de traços culturais nessa área em época arcaica e clássica – a partir do caso das imagens de águias e raios (os atributos de Zeus) usados em moedas por Crotona, na Magna Grécia, e por Olímpia, no Peloponeso. A pólis e o mais prestigioso santuário pan-helênico (principal local de culto a Zeus durante toda a Antiguidade grega) fizeram parte de uma rede cultural específica, onde, por pelo menos três séculos (VI, V e IV a.C.) compartilharam aspectos da iconografia dos atributos de Zeus em suas cunhagens de moedas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
