Reflexões sobre uma das obras de Sveatlana Aleksiévitch: as memórias das crianças que sobreviveram a segunda guerra mundial
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72605Palavras-chave:
Literatura, Memória, História Oral,Resumo
A presente resenha versa sobre a obra “As últimas testemunhas: crianças na Segunda Guerra Mundial”. Trata-se de um livro Russo de caráter literário. A autora, Svetlana Aleksivitch foi contemplada com o prêmio Nobel de literatura em 2015. A obra é o resultado de cerca de cem entrevistas com adultos sobreviventes, com memorias sobre o horror da Segunda Guerra Mundial, afinal eram “apenas crianças”. As reflexões do passado são realizadas por sujeitos do presente, via de regra, esta demanda de narrativa está marcada pelo trauma. Contudo, se por um lado a escrita simples desperta o interesse e facilita a compreensão e a interpretação do significado da Segunda Guerra para as crianças. Por outro, não se tem um detalhamento do procedimento metodológico para se chegar documento escrito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.