Resenha de "Before the Flood"

Micael Alvino da Silva

Resumo


Resenha do livro do historiador Jacob Blanc, publicado no segundo semestre de 2019 pela Duke University Press. O livro é sobre a visibilidade do Brasil rural a partir da experiência de grupos sociais que habitavam na região que seria inundada pelo lago de Itaipu (Oeste do Paraná). O autor argumenta que “Antes da inundação” (tradução livre do título do livro), havia três grupos-chave: pequenos proprietários, indígenas e sem terra. A partir de fontes diversas como documentos da Itaipu, reportagens, fotografias e entrevistas, o leitor encontra a narrativa do projeto Itaipu e as narrativas de como esses grupos-chave se relacionaram entre si e com as temáticas nacionais da década de 1980, tais como militarismo, abertura e democracia.


Palavras-chave


História; Historiografia; Paraná; Tríplice Fronteira

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v69i2.71898

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150