PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO COMO CATALISADOR PARA O ENVOLVIMENTO PÚBLICO, O REJUVENESCIMENTO RURAL E O REPENSAR DE NOSSO PASSADO COMUM: PERSPECTIVAS DE UM QUARTO DE SÉCULO DE ARQUEOLOGIA COMUNITÁRIA EM TERRA NOVA E LABRADOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v66i2.60810Palavras-chave:
arqueologia, parcerias comunidade–universidade, saber tradicional, rejuvenescimento rural, justiça socialResumo
A pesquisa arqueológica na província mais oriental do Canadá se beneficiou de uma longa e expansível história de parcerias com as comunidades. Tal deve-se, em parte, ao mandato excepcional da Memorial University, assim como ao engajamento forte do departamento de arqueologia em trabalhar com indivíduos e organizações locais durante escavações. A partir de três casos de estudos da província de Terra Nova e Labrador, este artigo revela as motivações, as experiências, os desafios, como os resultados que podem surgir das parcerias comunidade-universidade, e atesta do potencial da arqueologia em contribuir localmente de forma vantajosamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.