A pesquisa arqueológica no Quebec. Qual lugar ao sol?

Pierre Desrosiers

Resumo


O Quebec, assim como todas as províncias canadenses, legislou sobre a proteção do patrimônio arqueológico. Em consequência, a pesquisa também ficou enquadrada por esta lei. Neste contexto, de que forma a pesquisa e a prática atual da arqueologia se harmonizam? Até onde a legislação permite desenvolver a pesquisa arqueológica para que o cidadão possa beneficiar-se do conhecimento resultante das pesquisas? Este texto apresenta um panorama dos diferentes atores associados à pesquisa arqueológica no Quebec e faz constatações alarmantes sobre a produção de conhecimento. A pesquisa está realmente relegada para o segundo plano, após a proteção do patrimônio arqueológico. Não obstante, a finalidade da proteção permaneça até hoje ambígua.

Palavras-chave


arqueologia; lei; pesquisa; proteção; patrimônio

Texto completo:

PDF (Français (Canada))


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v66i1.57402

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150