A pesquisa arqueológica no Quebec. Qual lugar ao sol?

Autores

  • Pierre Desrosiers Université Laval

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v66i1.57402

Palavras-chave:

arqueologia, lei, pesquisa, proteção, patrimônio

Resumo

O Quebec, assim como todas as províncias canadenses, legislou sobre a proteção do patrimônio arqueológico. Em consequência, a pesquisa também ficou enquadrada por esta lei. Neste contexto, de que forma a pesquisa e a prática atual da arqueologia se harmonizam? Até onde a legislação permite desenvolver a pesquisa arqueológica para que o cidadão possa beneficiar-se do conhecimento resultante das pesquisas? Este texto apresenta um panorama dos diferentes atores associados à pesquisa arqueológica no Quebec e faz constatações alarmantes sobre a produção de conhecimento. A pesquisa está realmente relegada para o segundo plano, após a proteção do patrimônio arqueológico. Não obstante, a finalidade da proteção permaneça até hoje ambígua.

Biografia do Autor

Pierre Desrosiers, Université Laval

Chercheur adjoint au (pesquisador adjunto) CELAT. 1030, Ave des Sciences-Humaines, Université Laval, Québec, G1V 0A6 – CANADA.

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Desrosiers, P. (2018). A pesquisa arqueológica no Quebec. Qual lugar ao sol?. História: Questões & Debates, 66(1), 15–42. https://doi.org/10.5380/his.v66i1.57402

Edição

Seção

Dossiê: O que o patrimônio muda (parte 1)/What does heritage change? (part 1)