MULHERES E A PINTURA PARANAENSE: RELAÇÃO ENTRE ARTE E GÊNERO (FIM DO SÉCULO XIX E COMEÇO DO SÉCULO XX)

Claudia Priori

Resumo


Este artigo aborda a presença e atuação de mulheres no campo da arte paranaense, no fim do século XIX e começo do século XX, analisando os espaços ocupados por elas nesse cenário artístico, suas trajetórias, expressões e ainda, como essas artistas eram vistas e representadas pela sociedade. Para isso, realizamos pesquisas na produção bibliográfica que trata da temática, jornais da época, bem como levantamento de dados junto aos acervos de museus. Nossa abordagem parte da perspetiva dos estudos de gênero, articulada com os estudos da Arte, pois essa temática é ainda carente de atenção por parte da historiografia, motivos que nos estimulam a problematizar os lugares das mulheres nas artes, especialmente na pintura, uma vez que as áreas da educação, da arte e da cultura eram restritas e pouco desenvolvidas na recém-emancipada província. Além disso, os mundos das artes e da ciência eram poucos ocupados por mulheres, devido às imposições sociais, papéis e lugares atribuídos ao gênero feminino. Diante disso, buscamos analisar a relação entre arte e gênero, percebendo as implicações e dificuldades para a inserção feminina no campo artístico.

Palavras-chave


Mulheres; História da arte; Gênero.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v65i1.46694

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150