ALIMENTAÇÃO INFANTIL E O MARKETING DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. BRASIL, 1960-1988

Autores

  • Suely Teresinha Schmidt Passos de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v42i0.4638

Palavras-chave:

alimentação infantil, marketing, discurso médico, infant feeding, medical discourse

Resumo

Este estudo trata das mudanças na alimentação infantil no Brasil, de 1960 a 1988, por meio da análise da publicidade comercial veiculada em revistas femininas de grande circulação no período. Trata-se de um estudo interdisciplinar, centrado na área da História da Alimentação. A metodologia empregada versou sobre a análise do discurso, representado nesta pesquisa pelas mensagens e imagens publicitárias de alimentos para crianças. O estudo evidencia que o principal fator responsável pelas mudanças na alimentação infantil, especialmente pela introdução do leite em pó como substituto do leite materno e de outros alimentos que complementaram o aleitamento, foi a indústria de alimentos.

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Como Citar

de Amorim, S. T. S. P. (2005). ALIMENTAÇÃO INFANTIL E O MARKETING DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. BRASIL, 1960-1988. História: Questões & Debates, 42(1). https://doi.org/10.5380/his.v42i0.4638

Edição

Seção

Dossiê: História da Alimentação