CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS COMO ELEMENTOS PARA UMA REAVALIAÇÃO DE MAX WEBER

Autores

  • Andréa Bernardes de Tassis Ribeiro Mestra em Ciência da Religião pela UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v64i2.44484

Palavras-chave:

História, Ciência da Religião, Sociologia

Resumo

De acordo com Max Weber, a ética judaica foi diretamente influenciada pelo desenvolvimento da Torá sacerdotal, na qual os costumes tradicionais de ritual produziram elementos que deram ao judaísmo seu status de pária no mundo. Embora a posição de Weber encontre respaldo na documentação histórica e arqueológica da pesquisa mais moderna, a afirmação do sociólogo de que a posição de povo forasteiro teve por fundamento a impenetrabilidade ritual, ainda na época deuteronômica, é refutada por recentes pesquisas segundo as quais, somente no exílio e pós-exílio, as leis de caráter ritualista e segregacionista foram melhor observadas.

Biografia do Autor

Andréa Bernardes de Tassis Ribeiro, Mestra em Ciência da Religião pela UFJF

Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2009, recebeu, em 2014, o tírulo de Mestra em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora defendendo a dissertação de título História e religião na análise weberiana sobre o “povo de Israel” como um “povo pária”.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Ribeiro, A. B. de T. (2016). CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS COMO ELEMENTOS PARA UMA REAVALIAÇÃO DE MAX WEBER. História: Questões & Debates, 64(2). https://doi.org/10.5380/his.v64i2.44484