Vozes que ecoam do Morro Milenar: um estudo sobre os discursos difundidos no anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)

Valeska Alessandra de Lima, Dóris Bittencourt Almeida

Resumo


Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (1940-1960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais. O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’s norte-americanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.


Palavras-chave


Periódicos Estudantis. Memórias Juvenis. Práticas de Leitura e Escrita

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v62i1.37679

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150