CELEBRANDO A NAÇÃO NOS GRAMADOS: O CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FUTEBOL DE 1922

João Manuel Casquinha Malaia Santos, Maurício Drumond, Victor Andrade de Melo

Resumo


Esse artigo tem por objetivo analisar um momento da história brasileira no qual o esporte foi mobilizado com o intuito de celebrar a nação: a realização de um campeonato sul-americano de futebol no âmbito dos festejos do centenário da independência, organizados na Capital Federal em 1922. Para alcance do objetivo, como fontes foram utilizadas revistas e jornais de grande circulação do Rio de Janeiro e de São Paulo. O intuito foi analisar a competição em sua materialidade, em sua funcionalidade e em seu teor simbólico. Buscamos perceber como os dirigentes procuraram fazer do evento uma concretização de seus desejos de celebração da nação e também como o público se apropriou à sua maneira dessa iniciativa, a partir da relação estabelecida com a seleção brasileira de futebol.

Palavras-chave


futebol; nação; comemoração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v57i2.30578

Licença Creative Commons Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
 
História: Questões & Debates. ISSN: 0100-6932 e e-ISSN: 2447-8261.
Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) - com apoio da da Associação Paranaense de História (APAH)

Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 7º andar
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150