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POR UMA HISTÓRIA DAS SENSIBILIDADES: EM FOCO A MASCULINIDADE

Maria Izilda Santos de MATOS

Resumo



As reflexões deste artigo centram-se nos estudos de gênero e das
sensibilidades, identificando-os como novos desafios para o historiador.
Tendo como foco de análise a discussão sobre sensibilidades e
masculinidade, particulariza a subjetivação dos sentimentos amor/dor e
sua diferenciação/especificidade no masculino. Iniciando por uma
retomada da produção historiográfica e da emergência da temática da
masculinidade, discute, em seguida, a categoria masculinidade
hegemônica, para posteriormente analisar a produção musical, foco
privilegiado para captar as sensibilidades masculinas, já que as
composições são uma das únicas instâncias públicas em que aos homens
se permite falar livremente das suas dores, angústias e de outros
sentimentos.


Abstract


This article is centered on the gendre studies and the sensibilities. The
focal point of the analysis is the discussion sensibilities and masculinity
that specify the subjectivism of feelings such as love and pain and its
differentiation in male.
Another part analyses the musical production, and its importance in
detaching males sensibilities, seeing that, the musics are the only ways
that men allowed themselves to exprime their pain, jealousy, agonies
and others feelings.


Palavras-chave


masculinidade; sensibilidade; subjetividade; música; Masculinity; sensibility; subjectivity; music.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v34i0.2658