SABERES E SABORES: TRADIÇÕES CULTURAIS POPULARES DO INTERIOR DE MINAS E DE GOIÁS

Autores

  • Mônica Chaves Abdala Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v54i1.25743

Palavras-chave:

Práticas Culturais Populares, Tradições Alimentares, Memória

Resumo

Pretendemos neste artigo tratar em conjunto duas experiências distintas de pesquisas realizadas nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, e no sudeste de Goiás. Advindas de proposições diferenciadas, apresentaram procedimentos analíticos também diferenciados, tendo em comum o registro de memórias, coletadas por meio da história oral, com vistas à “preservação do patrimônio histórico cultural”. Dispusemo-nos ao desafio de refletir sobre “patrimônio, memória e saberes e práticas alimentares” tendo em vista as relações existentes entre história, cultura e alimentação. A questão norteadora foi: admitindo-se as inevitáveis transformações pelas quais passam as manifestações culturais tradicionais, como pensar o sentido de continuidade das tradições no âmbito local? Percebemos que saberes e práticas cotidianas são reapropriados e ressignificados por aqueles que lhes dão vida, nas diferentes manifestações e nas diferentes posições que ocupam como produtores, consumidores, órgãos públicos, organizadores, participantes e apoiadores como agentes culturais ou pesquisadores.

Biografia do Autor

Mônica Chaves Abdala, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Sociologia. Docente do Departamento de Ciências Sociais/Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado em Ciências Sociais/Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Como Citar

Chaves Abdala, M. (2011). SABERES E SABORES: TRADIÇÕES CULTURAIS POPULARES DO INTERIOR DE MINAS E DE GOIÁS. História: Questões & Debates, 54(1). https://doi.org/10.5380/his.v54i1.25743

Edição

Seção

Dossiê - Além da cozinha e da mesa: história e cultura da alimentação