Desenvolvimento rural e políticas públicas: um estudo de caso no Vale do Ribeira, PR, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i2.49760Resumo
Na porção paranaense do Vale do Ribeira (Brasil), encontram-se as mais baixas taxas do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da região. Dessa forma, o governo federal considera o território como sendo uma área composta pelo Território da Cidadania, ou seja, uma região prioritária para a implementação de um conjunto de políticas públicas que visem melhorar as condições de vida da população local. Mediante um estudo de caso no Vale do Ribeira (PR), este artigo tem como objetivo analisar como o desenvolvimento rural de um território é influenciado pelas ações do setor público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observações in loco, com o intuito de, respectivamente, coletar dados históricos sobre o tema e verificar a condição em que a região se encontra atualmente. Assim, foi possível constatar que o Vale do Ribeira participou de forma marginal dos benefícios do conjunto de políticas públicas direcionado à região, com exceção daqueles produtores mais estruturados e/ou mais integrados ao mercado. A pecuária e o reflorestamento de Pinus e Eucalyptus tiveram um forte incremento nesse período, aumentando ainda mais a concentração fundiária e de renda na região. Pode-se concluir, então, que a agricultura familiar tem relevância no alcance do desenvolvimento rural e sustentável do meio, mas esse êxito é dependente das políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Guaju, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju.