Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está no <<TEMPLATE>> no formato Microsoft Word ou OpenOffice.  O arquivo template foi baixado e editado.

    O documento <<DADOS DO ARTIGO>> também foi baixado e preenchido e está pronto para ser inserido no sistema como documento suplementar.

    Para baixar os arquivos clicar no link ativo "template" ou "dados do artigo", depois com o arquivo aberto clicar na aba "arquivo", "fazer download" e "Microsoft Word".

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • A política editorial da Revista foi lida. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Guaju é um periódico gratuito, não cobrando nenhum tipo de taxa de submissão ou de publicação. Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Universidade Federal do Paraná.

Os artigos deverão ser inéditos. Em casos especiais, mediante avaliação dos editores, manuscritos apresentados e/ou publicados em anais de congressos poderão ser aceitos para submissão.

Todos os manuscritos submetidos deverão apresentar de forma evidente no texto: problemática, objetivo do artigo, metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto no texto, análise dos resultados e as considerações finais ou conclusões.

Textos construídos a partir de resultados de dissertações e teses deverão ser informados à editora.

A Guaju recebe somente manuscritos enviados e submetidos pelo Open Journal System (OJS), o sistema utilizado pela Biblioteca Digital de Periódicos (BDP) da UFPR. 

Atenção --- Para submissão do arquivo no sistema da Revista Guaju, o arquivo deverá estar no template. <<CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE>> no formato Microsoft Word ou OpenOffice. Para preenchê-lo é  preciso baixar o arquivo para poder editá-lo. Não é possível editar o template diretamente no arquivo online. Para baixar, clicar no link ativo e no documento já aberto clicar na aba arquivo/fazer download/Microsoft Word.

O documento "dados do artigo"  também precisa ser baixado, preenchido e inserido no sistema como documento suplementar. <<CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO DADOS DO ARTIGO>>

Serão aceitos para avaliação e publicação na Guaju, manuscritos que se enquadrem na temática e política editorial da Revista, nos idiomas português, inglês e espanhol, nas seguintes modalidades:

Artigos: 

Nessa seção constam artigos científicos resultado de pesquisas e demais estudos realizados com interface no foco e escopo da revista. Os manuscritos poderão ser publicados em português, espanhol e inglês. Deverá ter de 12 a 25 páginas, incluindo título, resumo com até 250 palavras e de três a cinco palavras-chave na língua original do manuscrito separadas por ponto e vírgula ";" e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas da ABNT.

 

Resenhas: 

Nessa seção serão aceitos manuscritos que tratem da realização de sínteses de livros relevantes para a área do foco e escopo da Guaju. Aceitar-se-ão resenhas de livros atuais, livros publicados nos últimos cinco anos, podendo ser avaliado pelos editores a possibilidades de resenhas de livros clássicos da área da revista. Os manuscritos poderão ser publicados em português, espanhol e inglês. Deverá ter de 3 a 5 páginas, incluindo título, resumo com até 250 palavras e e de três a cinco palavras-chave na língua original do manuscrito separadas por ponto e vígula ";" na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Time New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas da ABNT.

Ensaios:

Textos reflexivos, analíticos e críticos sobre questões relacionadas à temática da revista, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Poderão ser submetidos nessa seção trabalhos que se utilizem de revisões sistemáticas, revisões de escopo, bibliometrias, dentre outros estudos. Deverá ter de 12 a 25 páginas, incluindo título, resumo com até 250 palavras e e de três a cinco palavras-chave na língua original do manuscrito separadas por ponto e vígula ";" e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas da ABNT.

Relatos de Práticas:

Nessa seção é reservado um espaço especial aos estudos realizados por meio de estágios supervisionados, atividades de extensão e trabalhos práticos que relatem as atividades e experiências empíricas de profissionais e estudantes. Deverá ter de 10 a 15 páginas, incluindo título, resumo com até 250 palavras e e de três a cinco palavras-chave na língua original do manuscrito separadas por ponto e vígula ";" na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas da ABNT.

Observação: 

Podem ser submetidos até dois manuscritos por autor no período de um ano, independentemente da posição de autoria. O número máximo de autores por artigo é quatro, podendo ser avaliado pelos editores a permissão de um número maior. 

A revista Guaju aceita, preferencialmente, artigos com autoria de doutores. Recomenda-se que doutorandos e mestres submetam artigos na condição de autores e coautores, desde que acompanhados de um autor com doutorado. Graduandos e mestrandos podem constar como coautores, desde que o texto seja resultado de reflexões teóricas ou investigações realizadas sob a orientação de um pesquisador com doutorado, este devendo constar como um dos autores. Casos especiais serão analisados pelos editores. 

Não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após as etapas desk review e double blind review.

Tendo em vista que a Guaju possui um número expressivo de artigos publicados relacionados ao foco e escopo da Revista, recomendamos que estes sejam incluídos nas referências dos manuscritos submetidos à avaliação. Isso contribui para a atualização das discussões sobre o desenvolvimento territorial sustentável. Além disso, facilita para que o texto dialogue com as reflexões já publicadas nesta revista. 

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas com base na ABNT 6023/2018 e seguindo o seguinte modelo:

(1) Livro com um autor:

DALLABRIDA, V. R. Teorias do desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.

(2) Dois autores:

HÉCTOR, R. L.; ASSMANN, S. J. Críticas minimalistas. Florianópolis: Insular, 2007.

(3) Três autores de livro organizado (Org.):

SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

(4) Quatro ou mais autores:

FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

(5) Organizador, Coordenador, etc.:

BOSI, A. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1989.

(6) Textos integrantes de uma coletânea (Capítulos):

NODARI, A. O pensamento do fim. In: SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 51-68.

(7) Trabalhos apresentados em eventos:

MOURA, R.; KLEINKE, M. L. U. Espacialidades e institucionalidades: uma leitura do arranjo sócio-espacial e do modelo de gestão das regiões metropolitanas do sul do Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24., out. 2000, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: ANPOCS, 2000. p. 22-25.

(8) Artigos de publicações periódicas:

-Com o autor identificado:

MARTIN, B. Strategies for dissenting scientists. Journal of Scientific Exploration, v. 12, n. 4, p. 605-615, 1998. 

Se o artigo estiver online:

MARTIN, B. Strategies for dissenting scientists. Journal of Scientific Exploration, v. 12, n. 4, p. 605-615, 1998. Disponível em: https://www.bmartin.cc/pubs/98jse.pdf Acesso em: 01 jan. 2025.

- Artigo com DOI não precisa colocar o link do navegador e nem a data de acesso:

FERREIRA DE ANDRADE, S.; DEL VECCHIO DE LIMA, M. R.; MUELBERT, B. Política pública de alimentação escolar orgânica no Paraná: implementação da lei, cenário de produção agrícola e aspectos comunicacionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 64. https://doi.org/10.5380/dma.v64i0.91573 

 -Sem autor identificado:

COMPUTADOR facilita dia a dia dos designers. Design gráfico, São Paulo, v. 4, n. 25, p. 28-31, 1999.

- Artigo com e-location não precisa colocar as páginas:

SIEMS, M. E. R. Serviço educacional especializado e pesquisas interventivas em educação na amazônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025001, 2025. DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2787

 -Artigos de Jornal:

AZEVEDO, D. Sarney convida igrejas cristãs para diálogo sobre o pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno de Economia, p. 13.

-Entidades coletivas:

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL. Plano de desenvolvimento institucional. Santa Cruz do Sul: UNISC, 1993.

-Citação do periódico, sem se referir a artigo específico:

REVISTA GRIFOS. CHAPECÓ: Argos, 2006 – Semestral. ISSN 1414-0268.

FOLHA ON-LINE. São Paulo. Diário. Disponível em: endereço do site. Acesso em: 27 ago. 2001.

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997- Mensal. CD-ROM. Ementário da Jurisprudência do STJ.

(9) Dissertações, teses etc.

BITENCOURT, N. L. R. A problemática da conservação ambiental dos terrenos da marinha: o caso da Orla do Canal da Barra da Lagoa, Ilha de Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

(10) Documentos em formato eletrônico

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Status atual das atividades de projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e no mundo. 2007. Disponível em: www.mct.gov.br/upd_blob/7844.pdf. Acesso em: 15 jan. 2008.

(11) Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos:

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1, 1980, Salvador. Anais [...] Salvador: FEBAB, 1980.

(12) Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página, ao final do parágrafo sempre entre parênteses. Ex. (SACHS, 1986) (VALLEJO, 1988, p. 87) (SILVA; SILVA; SANTOS, 2000). Se 4 autores/as ou mais: (SILVA et al., 2000). No corpo do texto do parágrafo: Sachs (1986), Silva e Santos (2000), Silva, Silva e Santos (2000).

Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, são necessários cuidados na edição do arquivo a ser submetido para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial. Para isso, é importante que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluíram seus nomes do texto, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

  2. Em documentos do Microsoft Word (até 2003), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. Para isso é preciso realizar os seguintes passos: iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

    Para as versões seguintes, deve-se realizar o procedimento do seguinte modo: no menu Arquivo > Informações> Inspecionar documentos. Depois da verificação, clicar em “Remover tudo” na opção “Propriedades do documento e informações pessoais”.

  3. Em documentos suplementares no formato PDF, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Editar>Preferências>Identidade ou em Propriedades do Documento> Remover Propriedades e Informações Pessoais.

Dossiê

Conjunto de manuscritos ou artigos importantes que tratam de tema específico e definido pelos editores e/ou parceiros da Guaju.

Artigos

Nessa seção constam artigos científicos resultado de pesquisas e demais estudos realizados com interface no foco e escopo da revista.

Ensaios

Textos reflexivos, analíticos e críticos sobre questões relacionadas à temática da revista, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Poderão ser submetidos nessa seção trabalhos que se utilizem de revisões sistemáticas, revisões de escopo, bibliometrias, dentre outros estudos.

Relatos de Práticas

Nessa seção é reservado um espaço especial aos estudos realizados por meio de estágios supervisionados, atividades de extensão e trabalhos práticos que relatem as atividades e experiências empíricas de profissionais e estudantes.

Resenhas

Nessa seção serão aceitos manuscritos que tratem da realização de sínteses de livros relevantes para a área do foco e escopo da Guaju. Aceitar-se-ão resenhas de livros atuais, livros publicados nos últimos cinco anos, podendo ser avaliado pelos editores a possibilidades de resenhas de livros clássicos da área da revista.

Conferências

Artigos ou manuscritos resultantes de reflexões e debates em conferências, simpósios, encontros e demais eventos da área foco e escopo da Guaju.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Guaju - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem que haja a explicita concordância dos autores e coautores dos trabalhos.