Desempenho dos serviços de água e esgoto no litoral do Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v9i0.87269Palabras clave:
Água e esgoto, saneamento básico, litoral do Paraná, Trata Brasil, Aris-SC.Resumen
Este trabalho teve como objetivo ranquear o desempenho dos serviços de água e esgoto das sete cidades do litoral do Paraná. Para isto foram escolhidos os métodos do Ranking Trata Brasil 2021 e o método da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina (ARIS-SC). Ambos os métodos utilizam os dados da plataforma do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), mas com indicadores do SNIS diferentes. O método do Trata Brasil foi aplicado com os dados do ano de 2019, e o método da ARIS, com os dados dos anos de 2017, 2018 e 2019. Ambas as metodologias resultaram em rankings parecidos entre as setes cidades do litoral do Paraná, sendo que a cidade de Pontal do Paraná ficou na primeira colocação no método do Trata Brasil, e a cidade de Matinhos, no método da ARIS-SC. As cidades de Matinhos e Pontal do Paraná se destacaram principalmente por conta dos investimentos realizados por suas prestadoras de serviços nos últimos anos. Mesmo sendo metodologias diferentes, as pontuações apresentaram pouca variação. A diferença na primeira colocação foi acarretada pelos diferentes indicadores utilizados em cada metodologia e a diferença dos anos de pesquisa em cada método. A cidade de Antonina acabou na última colocação em ambos os métodos, pois não há dados sobre a coleta de esgoto e tratamento de esgoto.
Citas
ARMANI, F. A. S.; FERREIRA, L. R. A; OLIVEIRA, F. M. M.; GOETZE, P. F. B.; SILVA, C. A.; Qualidade das águas dos rios urbanos das cidades de Matinhos – PR e Pontal do Paraná – PR. Revista Técnico-Científica do Crea-PR. Ed. esp. Out. 2018.
ABAR. Nota Técnica CTSan-Abar 01/2014 – Informações e Indicadores de Água e de Esgoto no Contexto Regulatório. Brasília: ABAR, 2014. Disponível em: http://www.acertarbrasil.com/wp-content/uploads/2020/10/Nota-Tecnica-CTSan-Abar-01-2014-Informacoes-e-Indicadores-de-Agua-no-Contexto-Regulatorio.pdf Acesso em: 19 nov. 2021.
AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DE SANTA CATARINA (ARIS-SC). Metodologia para avaliação dos indicadores de desempenho (Revisão 01): diretoria de regulação coordenadoria de normatização. Florianópolis: 2017. Disponível em: https://www.aris.sc.gov.br/relatorio?categoria=12 Acesso em: 03 nov. 2021.
ALTAFIN, I.; FREITAS, R.; OLIVEIRA, F.; SOUZA, R. M.; Efetividade dos investimentos em saneamento no Brasil: da disponibilidade dos recursos financeiros à implantação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. FGV CERI – Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura, 2016.
AGUASPARANÁ. Instituto das Águas do Paraná. P08: Proposta de enquadramento. In: Plano da Bacia Hidrográfica Litorânea. Colaboradora: Cobrape – Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos. Curitiba-PR, 2019.
BARROS, P. H. S.; LIMA, D. P.; Estudo das perdas de água no sistema de abastecimento da cidade de Porto Nacional/TO. Natural Resources, v. 10, n. 3, p. 103-112, 12 ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020. Brasília, DF, 15 jul. 2020.
BRITTO, Ana Lucia. Mudanças nas gestões dos serviços de saneamento básico: Discutindo os caminhos propostos e as perspectivas de atendimento universal com água e esgotamento sanitário. Caderno IERBB/MPRJ: Vozes para o saneamento, Rio de Janeiro, v. 1, p. 21-31, 2020.
FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA. Plano de manejo da reserva natural Salto Morato – Guaraqueçaba, PR. v.1. Curitiba: Fundação Grupo Boticário de Proteção À Natureza, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Antonina – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Guaraqueçaba – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Guaratuba – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Matinhos – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Morretes – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Paranaguá – Panorama, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade – Pontal do Paraná – Panorama, 2021.
MUNDIM, B. C.; VOLSCHAN J. I.; Avaliação do desempenho das companhias brasileiras de saneamento. Perspectivas Online: Exatas & Engenharia, v. 10, n. 30, p. 46 – 64, 2020.
PARANÁ. Agência de Notícias do Paraná. Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Governo conclui obras que elevam para 80% o saneamento no Litoral. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=99018 Acesso em: 10 de out. de 2021.
PACHECO, R. B.; Saneamento ambiental rural – Estudo de caso: Ilha Rasa, Guaraqueçaba – Paraná. 2011. 43 f. Monografia (Especialização) – Curso de Análise Ambiental, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
PIRES, M. R. B.; Análise da eficácia e eficiência na prestação dos serviços de saneamento básico no Brasil, a partir da combinação de diferentes modelos de gestão e regulação. 2021. 111 f. Monografia (Especialização) – Curso de Administração Pública, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2021.
PORTELLA, Vitória Rosa; SANTOS, Rodolfo Rocha dos; BORBA, José Alonso. Eficiência dos investimentos das prestadoras de serviço de saneamento dos municípios de Santa Catarina. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador – Bahia, v. 12, n. 2, p. 42-59, maio de 2018.
SILVA, Giovana Caetano da. Desempenho dos serviços de água e esgoto no litoral do Paraná. 2021. 1 recurso online Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/75705. Acesso em: 28 ago. 2023.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO (SNIS). Ministério do Desenvolvimento Regional. Painel de Informações sobre Saneamento.
TRATA BRASIL. Ranking do Saneamento – Instituto Trata Brasil 2021 (SNIS 2019). São Paulo: 2021.
VON SPERLING, Tiago Lages; VON SPERLING, Marcos. Proposição de um sistema de indicadores de desempenho para avaliação da qualidade dos serviços de esgotamento sanitário. Eng Sanit Ambient, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 313-322, dez. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Guaju, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju.