Mercados e canais de comercialização da piscicultura em Humaitá-AM

Authors

  • Carlos Henrique Gima Relvas Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá, Amazonas https://orcid.org/0000-0002-1463-7972
  • Amanda Siegloch Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, Amazonas https://orcid.org/0000-0002-5000-9543
  • Jeferson Tonin Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. https://orcid.org/0000-0003-3410-7247

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v9i0.86498

Keywords:

Piscicultura, Canais de comercialização, Escoamento, Vendas

Abstract

A piscicultura está sendo uma nova alternativa de atividade econômica. A região de Humaitá-AM possui características favoráveis para implantação desta produção, onde a logística, o ambiente, os recursos hídricos e climáticos correspondem de forma positiva para o retorno esperado de quem produz e de quem compra, porém, ainda existem problemáticas que demandam uma implantação de sucesso e de alternativa econômica e social na vida de quem opta a arriscar a produção. O objetivo deste trabalho é identificar os tipos de canais de comercialização da piscicultura para determinar os tipos de mercados em que possa escoar os peixes. Para realizar esta pesquisa, foi necessário realizar entrevistas semiestruturadas para relacionar com a tipologia proposta por Schneider (2016), que classifica quatro tipos de mercados conforme os canais de comercialização que o produto percorre, sendo mercados territoriais, de proximidade, convencionais e institucionais, foram entrevistados seis piscicultores. Após a realização das entrevistas, verificou-se que os produtores possuem semelhanças em alguns mercados, o que diferencia são os canais de comercialização, foi possível classificar até três tipos de mercados para um produtor, na qual existe produtores que realizam vendas públicas, através de PNAE e PAA, vendas territoriais, através de feiras locais, regionais, vendas por proximidade, na própria propriedade e vendas no mercado convencional via atravessadores. Com isso, conclui-se que existem mercados suficientes para piscicultura, boa parte dos entraves são ainda dependentes das políticas públicas, servindo este trabalho para nortear os tipos de canais de comercialização e servir para base na criação de políticas públicas.


Author Biographies

Carlos Henrique Gima Relvas, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá, Amazonas

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas, mestrando no curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas, Campus Vale do Rio Madeira.

Amanda Siegloch, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, Amazonas

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Amazonas

Jeferson Tonin, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do Curso de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), do qual também é vice-coordenador. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo (UFFS/CL), mestre e doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Participa ativamente dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS/UFAM; Grupos de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento - GEPAD/UFRGS.

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Published

2023-10-19

How to Cite

Gima Relvas, C. H., Siegloch, A., & Tonin, J. (2023). Mercados e canais de comercialização da piscicultura em Humaitá-AM. Guaju, 9, 172–186. https://doi.org/10.5380/guaju.v9i0.86498

Issue

Section

Artigos