DOSSIÊ DO CENTRO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPR: UMA CRÔNICA DOS FATOS

Authors

  • Thiago Mateus Gavron Universidade Federal do Paraná
  • David Perez Milani Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86063

Keywords:

Centro Acadêmico, Administração Pública, Campo de Públicas, Movimento Estudantil

Abstract

O presente artigo tem por objetivo realizar um relato de experiência por meio da análise da trajetória do Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP) UFPR, buscando reconhecer avanços e entraves à sua consolidação. Para tanto, valeu-se de textos que retratam da trajetória do Campo de Públicas como base teórica fundante. Quanto aos aspectos metodológicos parte-se de uma abordagem predominantemente qualitativa, cuja coleta e análise dos dados baseiam-se em documentos, registros e conversas com os membros que compuseram o CAAP no período de 2016-2020. Os resultados do estudo destacam os processos macro-políticos e o microcosmo que envolveram a força motriz do primeiro intento de criação em 2016. O presente relato presenta a fundação, a instituição de uma alma mater e a sinergia marcantes em 2017; os progressos da gestão de 2018 e os desafios de 2019. Discute-se as transições esperadas e inesperadas em 2020, no contexto da pandemia Covid-19. Por fim, destaca o legado do CAAP e reflete sobre o movimento estudantil no Campo de Públicas.

Author Biographies

Thiago Mateus Gavron, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná

David Perez Milani, Universidade Federal do Paraná

Administração Pública e Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná

References

PIRES, Valdemir; et al. Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, jul-set 2014, p. 110-126. ISSN 2175-5787.

COSTA, et al. O Papel do Centro Acadêmico na Formação Cidadã do Universitário: um estudo de caso dos usuários do CABIRG/UFC. Revista Folha de Rosto de Biblioteconomia e Ciência da Informação. v.3, n. 1, p. 5-15, jan./jun., 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - SETOR LITORAL. Projeto Político Pedagógico. Matinhos, 2008. Disponível em: <http://www.litoral.ufpr.br/portal/ufpr-litoral/projeto-politico-pedagogico/>.

VILLA, Marco Antonio. A história em discursos: 50 discursos que mudaram o Brasil e o mundo. 3º ed. São Paulo: Planeta, 2018.

Published

2022-05-20

How to Cite

Gavron, T. M., & Milani, D. P. (2022). DOSSIÊ DO CENTRO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPR: UMA CRÔNICA DOS FATOS. Gestus - Caderno De Administração E Gestão Pública, 4, 71–92. https://doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86063

Issue

Section

Relatos de Experiência