ESTRUTURA DO COMPONENTE ARBÓREO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL CAFUNDÓ, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v42i1.26311Palavras-chave:
Mata Atlântica, fitossociologia, conservação, sul do Espírito Santo.Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a estrutura horizontal do componente arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Cafundó, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Para tanto, foram alocadas 25 parcelas de 20x50 m (área total: 2,5 hectares) e amostrados todos os indivíduos com DAP ≥5 cm, sendo registrados 4557 indivíduos, distribuídos em 255 espécies, 152 gêneros e 54 famílias. O índice de diversidade (H’) foi de 4,13. Os valores de área basal (33,02 m2.ha-1) e densidade (1823 ind.ha-1) foram próximos aos de outras florestas estacionais semideciduais da região Sudeste. As espécies com maior valor de importância (VI) foram Astronium concinnum, Pseudopiptadenia contorta e Neoraputia alba. O remanescente florestal é composto predominantemente por espécies secundárias tardias, caracterizando-se como um fragmento bem preservado, que detém alta diversidade de espécies e com uma flora arbórea peculiar, ressaltando a importância desta área para conservação na região sul do Espírito Santo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)