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ASPECTOS PRODUTIVOS E COMERCIAIS DO PINHÃO NO ESTADO DO PARANÁ

Anadalvo Juazeiro dos Santos, Néder Maciel Corso, Gílson Martins, Eduardo Bittencourt

Resumo




Este artigo tem por objetivo analisar aspectos produtivos e de comercialização do pinhão, semente da árvore conhecida vulgarmente como Pinheiro do Paraná (Araucária angustifolia (Bert.) O Kuntze). Esta espécie vegetal de porte arbóreo ocorre na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Do ponto de vista metodológico foi primeiramente realizado um levantamento de dados econômicos sobre este produto nas instituições públicas do Estado do Paraná. A partir destes dados foram calculadas a Margem Bruta e o Markup de Comercialização. Também foi construído o fluxograma que apresenta os diversos elos que compõe a cadeia extrativa deste Produto Florestal Não Madeirável. Os resultados obtidos indicam que a maior parte da lucratividade no interior desta cadeia é apropriada pelos intermediários. Técnicas de conservação e industrialização devem ser desenvolvidas para promover a comercialização e uso do pinhão em outras épocas do ano, além da estação de produção. Isto tornaria o preço de mercado mais atraente incentivando a sua extração e comercialização.


PRODUCTIVE AND COMMERCIAL ASPECT OF PINHÃO IN PARANA STATE

Abstract



This paper intends to give a marketing prime in the study of the pinhão, an edible seed from Parana-pine (Araucaria angustifolia (Bert.) O Kuntze).This species occurs in Southern Brazil, mainly along the States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Parana.This study concentrated firstly in the agregation of data from publics institucions of Parana State. Secondly, it carries out the calculus of the index of gross commercialization margins and markup of commercialization. It also builds a flow concerning the various levels composing the marketing chain. Results obtained point out that the majority of rentability is apropriate for intermediary also the industralization techniques should be developed in order to promote the commercialization and use of pinhão in other periods of the year, besides the season of production. Addicionaly, there should be better prices for de producers to incentive the activity


Palavras-chave


Pinhão; Markup de comercialização; Margem de Comercializaçã;, Pinheiro do Paraná Key-words: Seeds; Margins; Markup; Parana – pine

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rf.v32i2.2281