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Laboratório de Ensino: possibilidades para repensar a extensão universitária na educação em ciências

Larissa Naiara Gomes Pereira, Roberta Chiesa Bartelmebs

Resumo


Na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina existe um espaço interdisciplinar de uso comum das Licenciaturas chamado Laboratório de Ensino. Desde o século passado, os Laboratórios têm tido grande importância na educação escolar e na formação de professores. Em especial, o Laboratório de Ensino pode promover uma interconexão entre teorias e práticas, didáticas e conceitos formais das disciplinas. Deste modo, o trabalho aqui apresentado remete a uma atividade em andamento, a partir do financiamento de uma bolsa técnica para o Laboratório de Ensino. O trabalho da bolsista consiste em fazer o levantamento do material disponível, construir planos de investigação de cada material didático e desenvolver oficinas para professores (as) e alunos (as) das escolas do município de Palotina. Até o momento foram identificados 15 jogos educativos, 19 modelos didáticos, 59 livros, vários materiais de consumo, projetores, experimentotecas etc., todos voltados para educação em ciência. Para estes materiais didáticos foram construídos planos de utilização e instruções de uso. Este espaço e materiais didáticos são importantes propulsores da teoria de educar pela pesquisa, que se fundamenta no diálogo crítico, na linguagem e na escrita. Por fim, o último passo executado foi a construção de oficinas para dois públicos-alvo: Professores (as) e alunos (as) das escolas. Foram ministradas 15 oficinas para aproximadamente 290 alunos(as) e professores(as). Estas oficinas possibilitam o diálogo e reflexão sobre a prática e sobre os desafios da educação.


Palavras-chave


Laboratório de Ensino; Educação em Ciências; Material Didático

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i31.88162