Promoção da saúde mental na escola: diga não ao cyberbullying
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86645Palavras-chave:
Adolescentes. Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Pública. Relações Comunidade-Instituição.Resumo
A adolescência é a etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Objetivou-se descrever a experiência vivida com adolescentes, que teve como fito promover ações de saúde mental no contexto escolar, tendo como foco os efeitos nocivos do cyberbullying. Trata-se de relato de experiência, referente ao projeto "Promoção da Saúde Mental na Escola: diga não ao cyberbullying”, desenvolvido por quatro estudantes de Enfermagem, com alunos do ensino médio do município de Sobral-CE, Brasil. Realizaram-se três encontros. A cada encontro, procederam-se a ações de promoção à saúde mental, as quais foram baseadas na metodologia de Jean Piaget, que buscou estimular o senso crítico e reflexivo dos adolescentes, a partir de questionamentos referentes às diversas situações vivenciadas. Assim, por meio de folders educativos, aplicativos digitais (HelpTeen), slides, músicas animadas e dinâmicas de interação, estimulou-se a participação dos alunos para o envolvimento com a temática abordada. As ações desenvolvidas com os adolescentes propiciaram educação em saúde, além do aprimoramento e amadurecimento intelectual. A experiência oferecida pelo módulo Vivências de Extensão I – Juventudes foi fundamental para que as acadêmicas envolvidas pudessem atuar como protagonistas do processo de educação em saúde, capacitando-as para lidarem com demandas e imprevistos a serem vivenciados como futuras profissionais da saúde, além de contribuir com a promoção da qualidade de vida dos jovens com os quais se desenvolveu o projeto de extensão.
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