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Tertúlia Lecampo: Mulheres, Agroecologia e Resistência na Educação do Campo no contexto da extensão

Viviane Camejo Pereira, Claudemira Vieira Gusmão Lopes, Ândrea Francine Batista, Emanuelle Gonçalves França, Cintia de Cristo Ramos

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a Tertúlia Lecampo, atividade vinculada a um projeto de extensão, e sua contribuição para o diálogo sobre alguns temas transversais na Lecampo. A metodologia da atividade envolveu a organização prévia realizada pela equipe de docentes e discentes e os momentos de compartilhamento durante as atividades. Estes momentos envolveram falas e manifestações artísticas e culturais relacionadas ao tema de cada encontro, evidenciando o papel das mulheres nas comunidades durante a pandemia, a Agroecologia e a resistência camponesa nos territórios. As análises demonstram que a Tertúlia tem contribuído para o diálogo sobre temas transversais como gênero, Agroecologia e cultura popular. Também apresenta sua importância para o fortalecimento da Agroecologia no Curso e nos territórios dos estudantes, pois ela é entendida como expressão da resistência dos sujeitos que compõem a Lecampo. Espaços como este estimulam a convivência (ainda que on-line durante a pandemia) entre os discentes e docentes, o compartilhamento da cultura dos territórios e sua valorização, possibilitando a troca de conhecimentos no âmbito da aprendizagem de ciências da natureza.


Palavras-chave


Cultura; Ensino-aprendizagem; Extensão Universitária

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.85730