Implementação de Horta como terapia complementar numa casa de recuperação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2020
BINKOWSKI, P.; NICOLAUD, B. L. HORTA Agroecológica Terapêutica. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 2, n. 1, maio 2007.
HAMERSCHMIDT, I.; TOLEDO, M. V.; POPIA, A. F.; ASSIS, O. Manual de olericultura orgânica. Curitiba: EMATER/SEAB. 2012.
FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. ed. rev. e ampl. Viçosa, MG: UFV, 2013. 421 p.
MAIELLO, A.; BRITTO, A. L. N. P.; VALLE, T. F. Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Revista de Administração Pública, v. 52, p. 24-51, 2018.
OLIVEIRA, G. P. Crack e recaída: os principais motivos que levam os usuários de crack a recaírem após tratamento para dependência química. 2011. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2020.
PEIXOTO, R. T. G. Compostagem: Princípios, Práticas e Perspectivas em Sistemas Orgânicos de Produção. EMBRAPA Informação Tecnológica, Brasília, DF, p. 389- 419. 2005.
PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 25, n. 2, p. 203-211, Junho 2009.
RIBEIRO, A. C. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5. Aproximação. Comissão de fertilidade do solo do estado de Minas Gerais, 1999.
SCHNEIDER, J.; ANDRETTA, I. Prejuízos nas habilidades sociais em usuários de crack: Diferenças entre usuários e não usuários. Acta Comportamentalia, 25. 463-476, 2017.
SOUZA, T. S.; MIRANDA, M. B. S. Horticultura como tecnologia de saúde mental. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 6, n. 4, p. 310-323, 2017.
SILVA, S.; LINO, S.; DE SOUZA, C.; JOSUÉ, A.; LOPES, G.; DE OLIVEIRA, C. Aprendendo com as diferenças: Hortoterapia como ferramenta de inclusão social de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Extensão em Foco, [S.l.], n. 26, jan. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i31.84488