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Fisioterapia na promoção de saúde em jogadores amadores de videogames: relato de experiência

Karina Borges Souza Freitas, Juliana Allage Wencel, Luiza Helena Silva Gonçalves, Rubneide Barreto Silva Gallo, Vera Lúcia Israel

Resumo


A adolescência é um ciclo de vida onde ocorrem alterações físicas, cognitivas e sociais. Dentre as mudanças cognitivas, os adolescentes desenvolvem a criatividade e o raciocínio crítico. Sendo assim, o desenvolvimento destes dois fatores põe em evidência a necessidade de abordagens criativas que atraiam a atenção dos adolescentes e atuem como forma de resolução de problemas, tais como os jogos eletrônicos. No entanto, a utilização excessiva de dispositivos eletrônicos interfere negativamente na prática de exercícios físicos e isto favorece lesões musculoesqueléticas e lesões por esforços repetitivos (LER). O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de aprendizagem de discentes do curso de graduação em Fisioterapia que investigaram a presença ou não de alterações posturais e/ou lesões por esforço repetitivo (LER) e desenvolveram um programa fisioterapêutico de educação em saúde para adolescentes voluntários de 15 a 17 anos do sexo masculino. As atividades do programa de orientação foram realizadas no ambiente familiar contando com rodas de conversa, questionários, cartilha de alongamentos musculares globais e a utilização da slime (massa de modelar). Os participantes da atividade relataram dor na coluna e em membros superiores e demonstraram-se bastante receptivos quanto a aplicação do programa, revelando um aumento da interação social entre eles. Os discentes foram surpreendidos com o interesse por parte dos adolescentes em relação às atividades desenvolvidas e notaram a necessidade da atenção à saúde de jogadores amadores de videogame para que estes tenham qualidade de vida.


Palavras-chave


Adolescente; Jogos de vídeo; Prevenção primária; Educação em saúde; Exercício físico;

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i26.81362