Fisioterapia na promoção de saúde em jogadores amadores de videogames: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81362

Palavras-chave:

Adolescente, Jogos de vídeo, Prevenção primária, Educação em saúde, Exercício físico,

Resumo

A adolescência é um ciclo de vida onde ocorrem alterações físicas, cognitivas e sociais. Dentre as mudanças cognitivas, os adolescentes desenvolvem a criatividade e o raciocínio crítico. Sendo assim, o desenvolvimento destes dois fatores põe em evidência a necessidade de abordagens criativas que atraiam a atenção dos adolescentes e atuem como forma de resolução de problemas, tais como os jogos eletrônicos. No entanto, a utilização excessiva de dispositivos eletrônicos interfere negativamente na prática de exercícios físicos e isto favorece lesões musculoesqueléticas e lesões por esforços repetitivos (LER). O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de aprendizagem de discentes do curso de graduação em Fisioterapia que investigaram a presença ou não de alterações posturais e/ou lesões por esforço repetitivo (LER) e desenvolveram um programa fisioterapêutico de educação em saúde para adolescentes voluntários de 15 a 17 anos do sexo masculino. As atividades do programa de orientação foram realizadas no ambiente familiar contando com rodas de conversa, questionários, cartilha de alongamentos musculares globais e a utilização da slime (massa de modelar). Os participantes da atividade relataram dor na coluna e em membros superiores e demonstraram-se bastante receptivos quanto a aplicação do programa, revelando um aumento da interação social entre eles. Os discentes foram surpreendidos com o interesse por parte dos adolescentes em relação às atividades desenvolvidas e notaram a necessidade da atenção à saúde de jogadores amadores de videogame para que estes tenham qualidade de vida.

Biografia do Autor

Karina Borges Souza Freitas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica da Graduação em Fisioterapia.

Juliana Allage Wencel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica da Graduação em Fisioterapia.

Luiza Helena Silva Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica da Graduação em Fisioterapia.

Rubneide Barreto Silva Gallo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Docente do Departamento de Fisioterapia.

Vera Lúcia Israel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Docente do Departamento de Fisioterapia.

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Publicado

2022-01-27

Como Citar

Freitas, K. B. S., Wencel, J. A., Gonçalves, L. H. S., Gallo, R. B. S., & Israel, V. L. (2022). Fisioterapia na promoção de saúde em jogadores amadores de videogames: relato de experiência. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81362

Edição

Seção

Relato de Experiência