Open Journal Systems

A linguagem teatral na divulgação científica: Experiências e desafios no âmbito da formação de docentes

ANA PAULA RAMÃO DA SILVA, Diheiny Camila Kemper, Dinara Erica Rodrigues de Cezaro, Janaina Firbida, Letícia de Lazari Baumgarten, Luana Estefani Knaul, Samuel Willian Schwertner Costiche, Victória Andrade Martins, Wesley Dias de Almeida, Danilene Gullich Donin Berticelli, Mara Fernanda Parisoto, Leidi Cecilia Friedrich

Resumo


Ainda que estejamos vivendo um período altamente tecnológico, com visíveis exigências relacionadas à produção e circulação do conhecimento, principalmente o científico, infelizmente no Brasil, ainda encontramos dificuldades para formar professores da área das ciências naturais com perfil desejado, ou seja, um profissional que consiga promover, além do ensino formal de ciências, uma formação interdisciplinar, associada à alfabetização científica e a popularização da ciência. Uma das possibilidades para viabilizar essa formação consiste na implementação de projetos de extensão. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relatar como o desenvolvimento do projeto de extensão “Show das Ciências”, realizado no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, entre 2018 e 2020, contribuiu para popularizar as ciências naturais e exatas por meio do diálogo entre a academia e a sociedade, bem como para promover uma formação inicial voltada para a alfabetização científica e para a interdisciplinaridade.  O projeto buscou no teatro as ferramentas para realizar a divulgação científica, tendo em vista que a linguagem teatral permitiu vivenciar situações próximas da realidade da sala de aula. Os resultados mostram que a aposta em uma formação interdisciplinar, voltada para a realidade atual, associando diferentes conhecimentos e linguagens, permite uma formação mais significativa que possibilita ao acadêmico problematizar a sala de aula a partir de vários ângulos, além de refletir sobre possibilidades de encaminhamentos metodológicos que superem o ensino disciplinar, o qual, tradicionalmente, concebe o conhecimento de forma segmentada, o que estimula uma compreensão fragmentada sobre a realidade.


Palavras-chave


Extensão Universitária; ensino; formação de professores

Texto completo:

PDF

Referências


AGUILAR, T. Alfabetización científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 1999.

AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf Acesso em: 20 de abr. 2021.

Brasil/MEC. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio (MEC/Secretaria de Educação Básica, Brasília), 2018.

Brasil/MEC. Brasil no PISA 2018- Sumário Executivo. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2021.

BYBEE, R.W.; DeBOER, G.E. Research on Goals for the Science Curriculum, In: Gabel, D.L.(ed.), Handbook of Research in Science Teaching and Learning, New York, McMillan, 1994.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003.

COSTICHE, S. W. S.; KEMPER, D. C.; GOMES, A. K. S.; FRARE, A. L.; CEZARO, D. E.; FIRBIDA, J.; BAUMGARTEN, L. L.; MENDES, M. L.; ALMEIDA, W. D.; MARTINS, V. A.; SILVA, A. P. R.; PARISOTO, M. F.; FRIEDRICH, L. C. Dramatização e experimentação como recursos didáticos para o ensino e divulgação de ciências naturais. A Física na Escola (Online), v. 17, p. 61-67, 2019.

COSTA, A. S da. Teatro - Educação e ludicidade: novas perspectivas em educação. Revista da Faced, nº 08, 2004.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. 3. ed. rev. ampl.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DÍAZ, J. A. A.; ALONSO A.V; MAS, A.M. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 2, 80, 2003.

DILL, R. E.; RICHTER, L.; SIQUEIRA, A. B. A dança do átomo: uma dramatização no ensino de ciências. XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul, XII Seminário Interinstitucional, III Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares, II Encontro Estadual de Formação de Professores, 7 a 10 de maio de 2013.

DÓRIA, L. F. Metodologia do ensino de teatro. In: Metodologia do ensino de arte. ZAGONEL, Bernadete (org) Curitiba: Ibpex, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 93-103, 1º sem., 2008. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/382668926/2010-FAZENDA-Ivani-Interdisciplinaridade-e-Transdisciplinaridade. Acesso em: 20 mar. 2021.

FERNANDES, A. M. B. A História da Ciência por meio do Teatro: A Teoria do Calórico Contada em Cena. Dissertação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, 2016.

FREITAS, N. M.S.; GONÇALVES, T.V. O. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 199-216, mar./abr. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2021.

MAIA, P. F.; JUSTI, R. Desenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerência. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 431-50, 2008.

MARINHO, H. R. B. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: Ibpex, 2007.

MEDEIROS, A. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014.

MONTENEGRO, B; FREITAS, A.L.P; MAGALHÃES; P.J.C. SANTOS; A.A; VALE; M.R. Ciência e Cultura, 57, 31, 2005.

TELLES, J. A. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Linguagem & Ensino, vol. 5, n. 2, p. 91-116, 2002.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i26.80896