Desafios e impacto da educação em saúde associada a cinesioterapia laboral para a promoção da saúde em servidores do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74314Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Cinesioterapia Laboral, Fisioterapia.Resumo
Introdução: A Fisioterapia atua na saúde do trabalhador pela promoção e prevenção a saúde. Diversos recursos podem ser utilizados para tal finalidade, como a educação em saúde e a cinesioterapia laboral. Objetivo: Verificar os desafios e os efeitos da educação em saúde associada a cinesioterapia laboral sobre a qualidade de vida, percepção da saúde e dor musculoesquelética em servidores públicos do Estado do Paraná. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental desenvolvido por meio da disciplina de Habilidades Fisioterapêuticas. Foram aplicados questionários para avaliação da qualidade de vida (SF-36), percepção da saúde e dor musculoesquelética (Nórdico). A prática de educação em saúde foi realizada por meio de cartilhas informativas e foi associada a cinesioterapia laboral. As atividades foram realizadas na Procuradoria Geral do Estado do Paraná uma vez por semana, totalizando 12 encontros. A comparação dos momentos pré e pós intervenção foi realizada pelos testes de Wilcoxon e Qui-Quadrado. Resultados: A análise dos dados evidenciou que grande parte dos servidores melhorou os domínios de capacidade funcional e dor da qualidade de vida e a percepção da saúde. A maior queixa de dor lombar e apresentou redução de sua prevalência após o experimento. Conclusão: O grande desafio da atividade proposta foi a aderência e participação dos servidores. Apesar disso, os servidores que participaram ativamente do programa de educação em saúde com a cinesioterapia laboral evidenciaram efeitos positivos sobre a qualidade de vida, percepção da saúde e dores musculoesqueléticas, sendo estas sugeridas como uma ferramenta importante para a promoção da saúde de servidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional