Desafios e impacto da educação em saúde associada a cinesioterapia laboral para a promoção da saúde em servidores do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74314

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Cinesioterapia Laboral, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: A Fisioterapia atua na saúde do trabalhador pela promoção e prevenção a saúde. Diversos recursos podem ser utilizados para tal finalidade, como a educação em saúde e a cinesioterapia laboral. Objetivo: Verificar os desafios e os efeitos da educação em saúde associada a cinesioterapia laboral sobre a qualidade de vida, percepção da saúde e dor musculoesquelética em servidores públicos do Estado do Paraná. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental desenvolvido por meio da disciplina de Habilidades Fisioterapêuticas. Foram aplicados questionários para avaliação da qualidade de vida (SF-36), percepção da saúde e dor musculoesquelética (Nórdico). A prática de educação em saúde foi realizada por meio de cartilhas informativas e foi associada a cinesioterapia laboral. As atividades foram realizadas na Procuradoria Geral do Estado do Paraná uma vez por semana, totalizando 12 encontros. A comparação dos momentos pré e pós intervenção foi realizada pelos testes de Wilcoxon e Qui-Quadrado. Resultados: A análise dos dados evidenciou que grande parte dos servidores melhorou os domínios de capacidade funcional e dor da qualidade de vida e a percepção da saúde. A maior queixa de dor lombar e apresentou redução de sua prevalência após o experimento. Conclusão: O grande desafio da atividade proposta foi a aderência e participação dos servidores. Apesar disso, os servidores que participaram ativamente do programa de educação em saúde com a cinesioterapia laboral evidenciaram efeitos positivos sobre a qualidade de vida, percepção da saúde e dores musculoesqueléticas, sendo estas sugeridas como uma ferramenta importante para a promoção da saúde de servidores.

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Biografia do Autor

Mariane Borato, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Emilly Batista, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Ana Luiza Pedrini Muzeka, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Julia Lepper Sotomaior Mader Sunye, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Bruna Karina Carmelo Marques, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Raquel Moraes Ângulo, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Ramon Schmidt De Sales, Universidade Federal do Paraná

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Jihad Ali Ibrahim Iskandar, Universidade Federal do Paraná

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Elisangela Ferreira De Lima, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Odione Brasão Penha, Universidade Federal do Paraná

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Pedro Henrique Passamani, Universidade Federal do Paraná

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná

Ariani C. Szkudlarek, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta no Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ana Carolina B. de Macedo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta no Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Rubneide B. S. Gallo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta no Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Talita Gianello Gnoato Zotz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta no Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Natália Boneti Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta no Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Borato, M., Batista, E., Pedrini Muzeka, A. L., Lepper Sotomaior Mader Sunye, J., Carmelo Marques, B. K., Moraes Ângulo, R., … Boneti Moreira, N. (2021). Desafios e impacto da educação em saúde associada a cinesioterapia laboral para a promoção da saúde em servidores do estado do Paraná. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74314

Edição

Seção

Artigo Original