Percepção dos alunos sobre a utilização de composto orgânico e chorume na produção de repolhos e tomates em horta escolar
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69383Palavras-chave:
Compostagem, Biofertilizantes, Brassica oleracea, Solanum lycopersicum.Resumo
Nos últimos anos tem-se observado crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade dos alimentos produzidos em larga escala. Por esse motivo, no presente estudo objetivou-se avaliar a percepção dos alunos sobre a utilização de composto orgânico e chorume oriundos do processo de compostagem de resíduos sólidos orgânicos na produção de repolho e tomate. O trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo no município de Três Passos-RS. Para a construção da composteira e coleta do chorume foram utilizadas uma caixa d’água de 500 litros e um recipiente de 25 litros, respectivamente. A compostagem foi realizada com restos de alimentos oriundos da cozinha da escola, cascas de frutas, verduras e folhas. Como resultados, obteve-se produção média de repolho por planta de 444 g com o uso do composto orgânico, 403 g com o uso de chorume e 373 g no tratamento testemunha. Na cultura do tomateiro, a produção média por planta foi superior com o uso do composto orgânico, com valores de 182 g, enquanto que com a adubação por chorume obteve-se 122 g e no tratamento testemunha 113 g. Posteriormente fez-se uma avaliação sobre a percepção dos alunos sobre a produção, sendo que estes ficaram satisfeitos com a qualidade obtida tanto de repolhos, quanto de tomates. Portanto, a utilização do composto como adubo orgânico favoreceu a produção de tomate, apesar de não ter favorecido, significativamente, a produtividade de repolho. Ainda, atendeu a expectativa dos alunos da escola do campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional