Percepção dos alunos sobre a utilização de composto orgânico e chorume na produção de repolhos e tomates em horta escolar
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69383Palavras-chave:
Compostagem, Biofertilizantes, Brassica oleracea, Solanum lycopersicum.Resumo
Nos últimos anos tem-se observado crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade dos alimentos produzidos em larga escala. Por esse motivo, no presente estudo objetivou-se avaliar a percepção dos alunos sobre a utilização de composto orgânico e chorume oriundos do processo de compostagem de resíduos sólidos orgânicos na produção de repolho e tomate. O trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo no município de Três Passos-RS. Para a construção da composteira e coleta do chorume foram utilizadas uma caixa d’água de 500 litros e um recipiente de 25 litros, respectivamente. A compostagem foi realizada com restos de alimentos oriundos da cozinha da escola, cascas de frutas, verduras e folhas. Como resultados, obteve-se produção média de repolho por planta de 444 g com o uso do composto orgânico, 403 g com o uso de chorume e 373 g no tratamento testemunha. Na cultura do tomateiro, a produção média por planta foi superior com o uso do composto orgânico, com valores de 182 g, enquanto que com a adubação por chorume obteve-se 122 g e no tratamento testemunha 113 g. Posteriormente fez-se uma avaliação sobre a percepção dos alunos sobre a produção, sendo que estes ficaram satisfeitos com a qualidade obtida tanto de repolhos, quanto de tomates. Portanto, a utilização do composto como adubo orgânico favoreceu a produção de tomate, apesar de não ter favorecido, significativamente, a produtividade de repolho. Ainda, atendeu a expectativa dos alunos da escola do campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional