Open Journal Systems

A implantação da Aprendizagem Criativa na Universidade Federal do Paraná, Brasil, através do Programa “Little Hearts Changing Lives”

Ariani Cavazzani Szkudlarek, Ana Beatriz Clemente Gonçalves, Viviane Jarek, Ana Luiza Salles, Andressa Koch da Cruz, Beatriz Cristine Hartman, Letícia Furman Bacil, Marcus Vinicius Di Crovador Cabral, Matheus Barbalho Martins da Silva, Matheus Bieberbach Rodrigues dos Santos, Lilian Messias Sampaio Brito, Camila Maciel Oliveira

Resumo


Há no Brasil um grande esforço voltado para a construção de modelos de atenção à saúde que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, intervenções comunitárias voltadas para a promoção de saúde, podem ser consideradas como potenciais aliadas. O objetivo do presente artigo é descrever as ações realizadas pelo projeto de extensão derivado do Programa de intervenção “Little Hearts Changing Lives”, cujo intuito é a promoção da saúde no ambiente escolar corroborando com a prevenção de doenças cardiometabólicas futuras através da Aprendizagem Criativa. Este projeto, por visar a multidisciplinaridade desde sua concepção, reuniu discentes e docentes de cursos como Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Embora ainda escassos na literatura, projetos de extensão como estes, voltados para a promoção de saúde na educação infantil, podem contribuir positivamente para o impacto social de comunidades.

Palavras-chave


aprendizagem criativa; universidades criativas; educação em saúde; medicina preventiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i19.66850