QUÍMICA NA PRÁTICA: DIVULGANDO A QUÍMICA NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.58721Palavras-chave:
Experimentos de química, escolas públicas, extensão, ensino médioResumo
Sabe-se que as atividades experimentais permitem uma melhor visualização na prática do que os alunos aprendem nas aulas teóricas, o que os possibilita uma maior compreensão dos conteúdos de química. No entanto, muitas escolas públicas não apresentam condições de ofertar atividades experimentais devido à carência de material, escassez de tempo ou dificuldade por parte dos professores para preparar as aulas. O projeto visa minimizar essa falta de atividades experimentais nas escolas de ensino públicas através do uso de experimentos demonstrativos de química. Tais experimentos são selecionados e confeccionados por estudantes voluntários de graduação da UFPR, de diferentes cursos (química, engenharia química e farmácia) sob orientação das professoras coordenadoras do projeto. Através do agendamento de visitas, são apresentados para estudantes e professores do ensino médio dessas escolas 5 kits de experimentos num sistema de rodízio. Os estudantes voluntários da UFPR explicam e instigam a curiosidade dos estudantes da escola sobre o tema de cada kit. Até o momento, foram atendidos 609 estudantes de 3 escolas públicas. O projeto contribuiu para divulgação da química entre os estudantes do ensino médio despertando um maior interesse por essa disciplina e contribuiu para o processo de formação acadêmica e cidadã dos estudantes de graduação envolvidos no projeto.
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