ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM AO CUIDADOR FAMILIAR: PROMOVENDO O CUIDADO DE SI

Autores

  • Stefanie Griebeler Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Cristiana Rodrigues Silveira Machado UFPEL
  • Taciana Py de Oliveira Osielski UFPEL
  • Aline Daiane Leal de Oliveira UFPEL
  • Julieta Carriconde Fripp UFPEL
  • Isabel Cristina de Oliveira Arrieira UFPEL
  • Zayanna Christine Lopes Lindôso UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.51685

Palavras-chave:

Cuidadores, Serviços de assistência domiciliar, cuidado de si.

Resumo

Objetivo: relatar sobre as estratégias de abordagem ao cuidador familiar proporcionadas pelo projeto de extensão Um olhar sobre o cuidador familiar: Quem cuida merece ser cuidado. Métodos: Os encontros são sistematizados, totalizando quatro, sendo realizados semanalmente, cada um com foco. São utilizados diversos instrumentos para coleta de dados, avaliação da situação de saúde e sobrecarga possibilitando o planejamento de intervenções junto ao cuidador. Resultados: A escuta terapêutica, o genograma e ecomapa, a identificação das fases do processo de cuidar, permitiram identificar que os cuidadores apresentam sintomas de estresse e sobrecarga, privações pessoais e sociais em detrimento da dedicação ao processo de cuidar no domicílio, ficando sem tempo para cuidar de si. Conclusões: A Enfermagem e a Terapia Ocupacional na prática interdisciplinar desenvolvem ações educativas, possibilitando um espaço para o cuidador refletir sobre si e suas práticas, ajudando na elaboração de suas preocupações e emoções, uma vez que ao falar, eles percebiam suas formas de enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Assistente I da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Cristiana Rodrigues Silveira Machado, UFPEL

Terapeuta Ocupacional. Bolsista PROEXT-2016.

Taciana Py de Oliveira Osielski, UFPEL

Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da UFPEL.  Bolsista PROEXT-2016.

Aline Daiane Leal de Oliveira, UFPEL

Acadêmica de Enfermagem. Bolsista PROEXT-2016

Julieta Carriconde Fripp, UFPEL

Médica Paliativista. Doutora em Ciências. Docente da Faculdade de Medicina, Coordenadora Geral Programa Melhor em Casa SADUFPEL - Pelotas junto ao Ministério da Saúde, servidora TAE atuando no Hospital Escola da UFPEL.

Isabel Cristina de Oliveira Arrieira, UFPEL

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e coordenadora técnica dos serviços de assistência domiciliar do Hospital Escola da UFPEL.

Zayanna Christine Lopes Lindôso, UFPEL

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Gerontologia Biomédica. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da UFPEL.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

Oliveira, S. G., Machado, C. R. S., Osielski, T. P. de O., Oliveira, A. D. L. de, Fripp, J. C., Arrieira, I. C. de O., & Lindôso, Z. C. L. (2017). ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM AO CUIDADOR FAMILIAR: PROMOVENDO O CUIDADO DE SI. Extensão Em Foco, 1(13). https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.51685

Edição

Seção

Relato de Experiência