PROGRAMA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS MARICULTORES CATARINENSES

Autores

  • Adriano Weidner Cacciatori Marenzi UNIVALI
  • Rosemeri Carvalho Marenzi Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Vinholi

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24908

Palavras-chave:

maricultura, extensão universitária, inclusão tecnológica

Resumo

A maricultura surge no cenário brasileiro como alternativa para suprir o mercado consumidor e promover a sustentação econômica das comunidades pesqueiras. Fazendo parte dessa realidade, a Univali foi uma das instituições precursoras por meio da implantação da mitilicultura em Penha. Nesse sentido, foi desenvolvida uma série de técnicas e equipamentos apresentados em um programa de extensão para três grupos sociais: estudantes, produtores e empresários envolvidos com a atividade. Como métodos de trabalho, no mar foram instalados módulos demonstrativos para a observação e uso de equipamentos e técnicas atualizadas para o cultivo de mexilhões, e, em terra, a transferência de conhecimento se deu por meio de cursos, palestras e seminários, nas chamadas “rotas de aprendizagem”. Os resultados indicam que a maior parte dos produtores, pescadores artesanais e estudantes não se envolveram no programa. Contudo, destacou-se como categoria social diferenciada a dos grandes produtores, composta por famílias de pescadores e por profissionais, que, advindos de outras atividades, tendem a adotar essas técnicas e equipamentos, agregando tecnologia e produtividade. Conclui-se que, para envolver os maricultores e promover a inclusão tecnológica na atividade, há necessidade da integração de uma equipe multidisciplinar, além dos técnicos em maricultura, com a participação de profissionais da área das ciências econômicas e sociais. Somente assim a atividade poderá desfrutar de tecnologias que promovam a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos e que resultem em sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Weidner Cacciatori Marenzi, UNIVALI

Doutor em Ecologia. Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar). Rua Uruguai, 458, Centro, Itajaí (SC), 88302-202, (47) 3341-7500 (R: 8024), marenzi@univali.br, Programa de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Proppec).

Rosemeri Carvalho Marenzi, Universidade do Vale do Itajaí

Prof.ª Dr.ª da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.

Ana Vinholi

Mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – MPPT (Udesc).

Downloads

Como Citar

Marenzi, A. W. C., Marenzi, R. C., & Vinholi, A. (2009). PROGRAMA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS MARICULTORES CATARINENSES. Extensão Em Foco, (4). https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24908

Edição

Seção

Relato de Experiência