Delimitação espacial do mercado de carne de frango no Brasil

Autores

  • Leonardo Bornacki de Mattos Departamento de Economia Rural da UFV
  • Viviani Silva Lirio Departamento de Economia Rural da UFV
  • João Eustáquio de Lima Departamento de Economia Rural da UFV
  • Antônio Carvalho Campos Departamento de Economia Rural da UFV

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v36i2.13332

Palavras-chave:

cointegração, integração de mercados, carne de frango

Resumo

Estudos de integração de mercados fornecem informações valiosas para odelineamento de ações governamentais que tenham o intuito de eliminar eventuaisdesequilíbrios na relação entre oferta e demanda de determinado produto. Estetrabalho procurou analisar a integração do mercado brasileiro de carne de frangointeiro resfriado, no período de 1998 a 2007. Pretendeu-se testar a existência deum mercado central a partir do qual os preços são transmitidos aos demais, verifi-car se os mercados regionais são integrados ao central e determinar de que formaocorre a transmissão de preços entre os mercados. Concluiu-se que esse mercadoé composto pelas praças de Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Descalvado, PontaGrossa, Oeste Paranaense, Porto Alegre e Litoral Catarinense. Belém, Fortaleza eRecife não fazem parte desse mercado. Choques de preços são transmitidos a partirde São Paulo, especialmente a mercados mais próximos a essa praça.

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Como Citar

Mattos, L. B. de, Lirio, V. S., de Lima, J. E., & Campos, A. C. (2010). Delimitação espacial do mercado de carne de frango no Brasil. Revista De Economia, 36(2). https://doi.org/10.5380/re.v36i2.13332

Edição

Seção

Artigos