Espiritual e magia na arte. A noção de Gênio na obra de Kandinsky.
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34860Palavras-chave:
arte espiritual, gênio, cosmologia, Kandinsky, Mauss, KantResumo
Este texto pretende-se um ensaio sobre a questão do Espiritual na teoria pictórica de Kandinsky. Nele busco evidenciar a idéia de que as concepções do pintor russo, em grande parte construída em consonância com o pensamento esotérico do fim do século XIX, aproximam-se bastante de um tipo de cosmologia mágica, que abriga uma perspectiva análoga àquela das categorias do pensamento mágico segundo Marcel Mauss. No centro desta cosmologia encontra-se a arte, síntese do Espiritual, cuja noção central é a de gênio que creio ser herdada em grande medida de Kant
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).