Espiritual e magia na arte. A noção de Gênio na obra de Kandinsky.

Autores/as

  • Walter Romero Menon Jr. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34860

Palabras clave:

arte espiritual, gênio, cosmologia, Kandinsky, Mauss, Kant

Resumen

Este texto pretende-se um ensaio sobre a questão do Espiritual na teoria pictórica de Kandinsky. Nele busco evidenciar a idéia de que as concepções do pintor russo, em grande parte construída em consonância com o pensamento esotérico do fim do século XIX, aproximam-se bastante de um tipo de cosmologia mágica, que abriga uma perspectiva análoga àquela das categorias do pensamento mágico segundo Marcel  Mauss. No centro desta cosmologia encontra-se a arte, síntese do Espiritual, cuja noção central é a de gênio que creio ser herdada em grande medida de Kant

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Romero Menon Jr., W. (2014). Espiritual e magia na arte. A noção de Gênio na obra de Kandinsky. DoisPontos, 11(1). https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34860