Pintura, história da arte e cultura

Auteurs

  • Rosa Gabriella de Castro Gonçalves Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador

DOI :

https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.32795

Mots-clés :

Foucault, Barthes, pintura, Manet, Twombly, formalismo

Résumé

Este artigo tem por objetivo investigar como Michel Foucault e Roland Barthes analisaram a obra dos pintores Édouard Manet e Cy Twombly guiados pela idéia de que, na modernidade, a obra de arte não pode mais ser interpretada meramente como a expressão da subjetividade de seu autor e, sim, em virtude da relação que ela mantém com a cultura e com a história da arte anterior a ela, bem como o de avaliar o quanto esta abordagem se aproxima do formalismo.

Biographie de l'auteur

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador

Professora de Teoria da Arte da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFBA.

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Publiée

2014-04-30

Comment citer

de Castro Gonçalves, R. G. (2014). Pintura, história da arte e cultura. DoisPontos, 11(1). https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.32795