Pintura, história da arte e cultura

Autores/as

  • Rosa Gabriella de Castro Gonçalves Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.32795

Palabras clave:

Foucault, Barthes, pintura, Manet, Twombly, formalismo

Resumen

Este artigo tem por objetivo investigar como Michel Foucault e Roland Barthes analisaram a obra dos pintores Édouard Manet e Cy Twombly guiados pela idéia de que, na modernidade, a obra de arte não pode mais ser interpretada meramente como a expressão da subjetividade de seu autor e, sim, em virtude da relação que ela mantém com a cultura e com a história da arte anterior a ela, bem como o de avaliar o quanto esta abordagem se aproxima do formalismo.

Biografía del autor/a

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador

Professora de Teoria da Arte da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFBA.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

de Castro Gonçalves, R. G. (2014). Pintura, história da arte e cultura. DoisPontos, 11(1). https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.32795