Investigação e Paradoxo do Mênon: Aristóteles, Segundos Analíticos II 8

Autores

  • David Bronstein University of Boston/ University of Oxford (Balliol College)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v7i3.18017

Palavras-chave:

epistemologia, investigação científica, definição, explicação, aprendizado, heurística, scientific research, epistemology, definition, explanation, learning, heuristics

Resumo

Este artigo discute certos problemas que aparecem na teoria aristotélica da investigaçãocientífica no capítulo 8 do livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles. Aristótelesdistingue três estágios de investigação científica. Meu ponto é que a teoria aristotélicada investigação científica consegue evitar o paradoxo de Mênon – sobre a impossibilidadede qualquer investigação – apenas se o segundo estágio reconhecido por Aristóteles, oestágio em que se estabelece que o objeto existe, for entendido como estágio em que seestabelece que o objeto em questão existe a título de explanandum legítimo no domíniode uma dada ciência.

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Publicado

2010-07-13

Como Citar

Bronstein, D. (2010). Investigação e Paradoxo do Mênon: Aristóteles, Segundos Analíticos II 8. DoisPontos, 7(3). https://doi.org/10.5380/dp.v7i3.18017

Edição

Seção

Aristóteles: A Noção de Prioridade