DESENVOLVENDO IDEIAS CRIATIVAS COM NEUROCIÊNCIA: WORKSHOP PARA ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.70065Resumo
Os processos de criação em Arquitetura e Urbanismo se caracterizam, de maneira geral, pela utilização de metodologias que colocam o aluno frente a situações-problema reais necessitadas de uma solução (projeto) a partir da aplicação de diversas habilidades desenvolvidas interdisciplinarmente no percorrer do curso. Não raro, o processo criativo dos estudantes encontra-se bloqueado, dificultando a solução dos problemas de projeto propostos. Nesse sentido, complementando de forma experimental os métodos tradicionais de ensino, foram oferecidos a alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, workshops com técnicas e estratégias de desenvolvimento de ideias criativas baseadas em neurociência. O objetivo geral deste trabalho, portanto, é apresentar a metodologia aplicada e os resultados gerados nesses eventos. Eles são estruturados em duas etapas, sendo na primeira delas apresentados os conceitos da neurociência e executadas três práticas preparatórias. Na segunda etapa, os alunos aprendem quatro técnicas/estratégias de desenvolvimento de ideias, de forma individual e em grupo, aplicando-as em cases de estudo. O desempenho dos alunos mostrou-se positivo nos dois eventos realizados, que geraram soluções iniciais diversificadas para cada um dos problemas, as quais são passíveis de posterior desenvolvimento e detalhamento em projeto. Através do oferecimento de ferramentas de cunho científico que fortalecem as capacidades criativas dos alunos, pode-se quebrar o mito de que a criatividade é um dom, uma competência destinada apenas a um grupo seleto de pessoas. Na avaliação dos eventos, mais da metade dos participantes considerou que aprimorou seus conhecimentos com as técnicas/estratégias.
Referências
BARRIOS, Michael V.; SINGER, Jerome L. The treatment of creative blocks: a comparison of waking imagery, hypnotic dream, and rational discussion techniques. Imagination, cognition and personality, v. 1, n. 1, p. 89-109, 1981, doi:10.2190/69G4-6YCM-N11H-EEEW.
BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BEATY, Roger. New study reveals why some people are more creative than others. The conversation, January 15, 2018. Disponível em: <https://theconversation.com/new-study-reveals-why-some-people-are-more-creative-than-others-90065>. Acesso em: 01 maio 2019.
BRESSLER, Steven L.; MENON, Vinod. Large-scale brain networks in cognition: emerging methods and principles. Trends in cognitive sciences, v. 14, p. 277-290, 2010, doi:10.1016/j.tics.2010.04.004.
BROWN, Tim. Tim Brown sobre criatividade e jogos. 2008. (27m47s). Disponível em: <https://www.ted.com/talks/tim_brown_on_creativity_and_play?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare>. Acesso em: 29 mar. 2019.
BUCKNER, Randy L.; ANDREWS-HANNA, Jessica R.; SCHACTER, Daniel L. The brain’s default network: anatomy, function, and relevance to disease. Annals of the New York Academy of Sciences, n. 1124, p. 1-38, 2008, doi: 10.1196/annals.1440.011.
CARNEIRO, Celeste. Lateralidade, percepção e cognição. Cérebro & Mente, n 15, jun. set. 2002. Disponível em: <http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/lateralidade.html>. Acesso em: 01 abril 2019.
DILTS, Robert; HALLBORN, Tim; SMITH, Suzi. Crenças: caminhos para a saúde e bem estar. São Paulo: Summus, 1993.
EALY, C. Diane. Criatividade feminina: um guia para reconhecer e usar o seu potencial. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 248 p.
ELLAMIL, Melissa; DOBSON, Charles; BEEMAN, Mark; CHRISTOFF, Kalina. Evaluative and generative modes of thought during the creative process. NeuroImage, 59, p. 1783-1794, 2011, doi:10.1016/j.neuroimage.2011.08.008.
HOW to use the NLP Disney Strategy. Pegasus NLP. Disponível em: <https://nlp-now.co.uk/use-disney-strategy/>. Acesso em: 29 mar. 2019.
JUNG, Rex E.; MEAD, Brittany S.; CARRASCO, Jessica; FLORES, Ranee A. The structure of creative cognition in the human brain. Frontiers in human neuroscience, 7, 330, 2013, doi:10.3389/fnhum.2013.00330
KELLEY, Tom. Build your creative confidence: 30 circles exercise. Ideo, 2018. Disponível em: <https://www.ideo.com/blog/build-your-creative-confidence-thirty-circles-exercise>. Acesso em: 29 mar. 2019.
KNELLER, George F. Arte e ciência da criatividade. 5. ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.
OECH, Roger von. A whack on the side of the head: how to unlock your mind for innovation. New York: Warner Books, 1983.
SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. 2. ed. ver. amp. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1998. 125 p.
TORRANCE, E. Paul. Criatividade: medidas, testes e avaliações. São Paulo: Ibrasa, 1976.
VARTANIAN, Oshin; BRISTOL, Adam S.; KAUFMAN, James C. Neuroscience of creativity. Cambridge: The MIT Press, 2013. 330 p.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
VERNON, Philip E. The nature-nurture problem in creativity. New York: Plenum Publishing Corp, 1989.
ZAMBON, Tânia. [Coaching Executive Business] - Usina de ideias | Tânia Zambon. 2018a. (01m04s). Disponível em: <https://youtu.be/weTYMnvntUE>. Acesso em: 29 mar. 2019.
ZAMBON, Tânia. [Intenção do dia] Como aplicar a técnica. 2018b. (05m37s). Disponível em: <https://youtu.be/UtWg7-xtYfo>. Acesso em: 29 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.