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DESENVOLVENDO IDEIAS CRIATIVAS COM NEUROCIÊNCIA: WORKSHOP PARA ARQUITETURA E URBANISMO

Filipe Bassan Marinho Maciel, Vinicius Zanon Martins, Jenifer Godoy Daltrozo

Resumo


Os processos de criação em Arquitetura e Urbanismo se caracterizam, de maneira geral, pela utilização de metodologias que colocam o aluno frente a situações-problema reais necessitadas de uma solução (projeto) a partir da aplicação de diversas habilidades desenvolvidas interdisciplinarmente no percorrer do curso. Não raro, o processo criativo dos estudantes encontra-se bloqueado, dificultando a solução dos problemas de projeto propostos. Nesse sentido, complementando de forma experimental os métodos tradicionais de ensino, foram oferecidos a alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, workshops com técnicas e estratégias de desenvolvimento de ideias criativas baseadas em neurociência. O objetivo geral deste trabalho, portanto, é apresentar a metodologia aplicada e os resultados gerados nesses eventos. Eles são estruturados em duas etapas, sendo na primeira delas apresentados os conceitos da neurociência e executadas três práticas preparatórias. Na segunda etapa, os alunos aprendem quatro técnicas/estratégias de desenvolvimento de ideias, de forma individual e em grupo, aplicando-as em cases de estudo. O desempenho dos alunos mostrou-se positivo nos dois eventos realizados, que geraram soluções iniciais diversificadas para cada um dos problemas, as quais são passíveis de posterior desenvolvimento e detalhamento em projeto. Através do oferecimento de ferramentas de cunho científico que fortalecem as capacidades criativas dos alunos, pode-se quebrar o mito de que a criatividade é um dom, uma competência destinada apenas a um grupo seleto de pessoas. Na avaliação dos eventos, mais da metade dos participantes considerou que aprimorou seus conhecimentos com as técnicas/estratégias.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v12i2.70065

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