DESENVOLVENDO IDEIAS CRIATIVAS COM NEUROCIÊNCIA: WORKSHOP PARA ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.70065

Resumo

Os processos de criação em Arquitetura e Urbanismo se caracterizam, de maneira geral, pela utilização de metodologias que colocam o aluno frente a situações-problema reais necessitadas de uma solução (projeto) a partir da aplicação de diversas habilidades desenvolvidas interdisciplinarmente no percorrer do curso. Não raro, o processo criativo dos estudantes encontra-se bloqueado, dificultando a solução dos problemas de projeto propostos. Nesse sentido, complementando de forma experimental os métodos tradicionais de ensino, foram oferecidos a alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, workshops com técnicas e estratégias de desenvolvimento de ideias criativas baseadas em neurociência. O objetivo geral deste trabalho, portanto, é apresentar a metodologia aplicada e os resultados gerados nesses eventos. Eles são estruturados em duas etapas, sendo na primeira delas apresentados os conceitos da neurociência e executadas três práticas preparatórias. Na segunda etapa, os alunos aprendem quatro técnicas/estratégias de desenvolvimento de ideias, de forma individual e em grupo, aplicando-as em cases de estudo. O desempenho dos alunos mostrou-se positivo nos dois eventos realizados, que geraram soluções iniciais diversificadas para cada um dos problemas, as quais são passíveis de posterior desenvolvimento e detalhamento em projeto. Através do oferecimento de ferramentas de cunho científico que fortalecem as capacidades criativas dos alunos, pode-se quebrar o mito de que a criatividade é um dom, uma competência destinada apenas a um grupo seleto de pessoas. Na avaliação dos eventos, mais da metade dos participantes considerou que aprimorou seus conhecimentos com as técnicas/estratégias.

 

Biografia do Autor

Filipe Bassan Marinho Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Foi professor substituto da Universidade Federal de Santa Maria (2017-2019). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, morfologia urbana e copresença. 

Vinicius Zanon Martins

Coach pela International School of Coaching (2019) e Executive Business Coach pelo Instituto Tânia Zambon (2019). Também possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (2006) e pós-graduação em Sistemas de Telecomunicações pela Escola Superior Aberta do Brasil (2016), certificações CCNA (2018) e SCRUM (2019).

Jenifer Godoy Daltrozo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFN - Universidade Franciscana (2015). Mestre em Engenharia Civil pelo PPGEC - Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (2018). Especialista em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos também pela UFSM (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações que faz parte do PPGEC. Consultora desde 2013 em Eficiência Energética para Edificações segundo o RTQ-C do PROCEL.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Maciel, F. B. M., Martins, V. Z., & Daltrozo, J. G. (2020). DESENVOLVENDO IDEIAS CRIATIVAS COM NEUROCIÊNCIA: WORKSHOP PARA ARQUITETURA E URBANISMO. Divers@!, 12(2), 168–179. https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.70065

Edição

Seção

Dossiê