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MENINOS EFEMINADOS EM ESCOLAS RELIGIOSAS: DO COMBATE AO BULLYING À LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Josué de Castro Filho

Resumo


Este artigo tem como objetivo explorar os desafios que as escolas religiosas enfrentam para lidar com a violência existente em seus ambientes, especificamente com o sofrimento social vivenciado por meninos considerados efeminados. O artigo apresenta um cenário teórico que critica a ideia de uma performance masculina ideal e derivada do sexo biológico e denuncia como esta concepção pode produzir ações de bullying contra alguns meninos de performances não heteronormativas, pode dificultar o combate à violência pelos trabalhadores escolares e pode manter o mal-estar vivenciado por estes meninos que frequentam escolas religiosas, também chamadas de confessionais. A rede de Escolas Adventistas é citada como um exemplo de escola confessional que, a partir de sua ideologia religiosa, pode ter dificuldades em enfrentar o bullying, correndo o risco de ter legitimada a violência de gênero em algumas condutas de seus servidores. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v12i2.69708

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