APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESCOLA QUE APRENDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.68996

Resumo

O presente artigo pretende discutir a relação entre a aprendizagem e a gestão do conhecimento pautada pela teoria da “Escola que aprende” de Peter Senge. A metodologia foi por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, aplicando o protocolo RSL. Numa primeira fase é explorado o universo da teoria da “Escola que aprende”, que envolve escola, professores, alunos e pais, para discutir as ligações existentes entre eles e sua relevância para a edificação da sociedade do conhecimento. Na sequência, ocorre a apropriação da gestão do conhecimento e dos conceitos de capital – interno, externo e intelectual – para discutir a formação do conhecimento em benefício da evolução da vida social como um todo. Como resultado desta pesquisa, pode-se salientar a tarefa do docente na atual sociedade e a sua importância para o desenvolvimento dos alunos e, por consequência, da sociedade aprendente.

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Unicesumar

Mestrando em gestão do conhecimento nas organizações (Unicesumar), Bacharel em Design de Moda (Unicesumar) e especialista em Moda e Negócio (Unicesumar); Docência no Ensino Superior (Unicesumar) e Arte Cultura e Educação (Unicesumar). Professor Mediador da EaD Unicesumar.

Iara Carnevale de Almeida, Unicesumar

Orientadora. Doutora em informática pela Universidade de Évora, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar, e graduação em Engenharia de Software (modalidades presencial e EaD), Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

Letícia Fleig Dal Forno, Unicesumar

Co-Orientadora. Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e graduação em Pedagogia, Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Calvi, G. C., de Almeida, I. C., & Dal Forno, L. F. (2020). APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESCOLA QUE APRENDE. Divers@!, 12(2), 74–84. https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.68996

Edição

Seção

Dossiê