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FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL POR PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE MATINHOS –PR

Eduarda Cristina Poletto, Neilor Vanderlei klenubing, Neli Steffen Bossi

Resumo


A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais. A utilização de materiais educativos impressos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população. Uma das maneiras de atuação da Vigilância em Saúde é a orientação exercendo poder pedagógico e educacional. Para a produção das ferramentas pedagógicas foi utilizado a metodologia da problematização por meio do Método do Arco, de Charles Maguerez, baseada na resolução de problemas de forma coletiva, não apenas voltada para o “saber”, mas para o “saber fazer”, partindo da observação das necessidades do real para uma discussão tendo em consideração, não os conhecimentos, mas a experiência de cada um, para se chegar à criação da solução do problema naquela realidade observada. Saúde e ambiente se relacionam, partindo de uma visão onde essas inter-relações promovam qualidade de vida e bem estar, considerando o ser humano como um ser central desse cuidado, pressupondo um ambiente saudável e seguro, pois isso interfere em sua existência. A importância dos materiais educativos no âmbito municipal está no fato de vivenciar a realidade local.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v12i1.61906

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