CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS, SP

Autores

  • Valéria Ghisloti Iared Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná
  • Mayla Valenti Fubá Educação Ambiental e Criatividade
  • Mariangela Spadoto Prefeitura Municipal de São Pedro – Secretaria da Educação
  • Haydée Torres de Oliveira Departamento de Ciências Ambientais – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.59871

Resumo

M

Muitos princípios considerados como importantes para a elaboração de indicadores de sustentabilidade também são princípios da educação ambiental. Contudo, a literatura aponta poucos trabalhos que desenvolveram indicadores para avaliar políticas públicas em educação ambiental no Brasil. O objetivo desse artigo é descrever o processo construção de indicadores para o Programa Municipal de Educação Ambiental de São Carlos (ProMEA), SP e apresentar o conjunto de indicadores elaborados. Realizamos duas oficinas para a elaboração dos indicadores de forma coletiva, tendo participado professoras/es da rede municipal, servidoras/es e estudantes das universidades do município e funcionárias/os da prefeitura municipal. Nas oficinas, fizemos um primeiro levantamento de possíveis indicadores a partir de um modelo de dimensões construídos com base nas diretrizes do ProMEA. Além disso, discutimos os públicos contemplados pelos indicadores elencados e as fontes e formas de coleta de dados. A partir dessa discussão, algumas adaptações ao sistema de indicadores foram sugeridas, resultando em 34 indicadores, cada um relacionado aos públicos atendido e à sua fonte de coleta de dados. Consideramos que esse processo foi extremamente válido porque se configurou como um processo educativo ao discutir e analisar um documento municipal e o exercício desenvolvido no presente artigo pode subsidiar outras experiências semelhantes já que a elaboração de indicadores para avaliação de projetos e programas de sustentabilidade é desafiadora.

Biografia do Autor

Valéria Ghisloti Iared, Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado e Licenciatura. Atua com a linha de pesquisa em educação ambiental. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Biodiversidade/UFPR e é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR.

Mayla Valenti, Fubá Educação Ambiental e Criatividade

Educadora e  pesquisadora com  mestrado e doutorado pelo PPGERN/UFSCar

Mariangela Spadoto, Prefeitura Municipal de São Pedro – Secretaria da Educação

Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de São Pedro e Pesquisadora independente na área de Ecotoxicologia e Química ambiental. 1) Docente na área de Ciências da natureza, em 2018 e entre 2007-2011 em escolas públicas municipais; 2) Pesquisadora independente na linha de pesquisa de ecotoxicologia aquática (2017-2018); 3) Pesquisadora visitante na Universidade de Coimbra através do programa PSDE-CAPES (99999.007014/2015-05). 4) Pesquisadora na Escola de Engenharia de São Carlos na área de ecotoxicologia aquática com testes multiespécies com parabenos e fenóis (2011-2017) durante o mestrado e doutorado;

Haydée Torres de Oliveira, Departamento de Ciências Ambientais – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Senior (Titular aposentada) do Departamento de Ciências Ambientais – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde coordena o LEA - Laboratório de Educação Ambiental. Pesquisadora ligada ao GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (criado em 1998), vinculada a Programas de Pós-graduação da UFSCar e da USP: 1) PPG em Ecologia e Recursos Naturais (desde 1997); 2) PPG em Ciências Ambientais (desde 2012); 3) Mestrado Profissional em Conservação da Fauna (UFSCar e Fundação Parque Zoológico de São Paulo - desde 2012); 4) PPG em Ciências da Engenharia Ambiental/USP (1997 a 2010). Membro do Conselho Editorial do periódico Pesquisa em Educação Ambiental. Participa das redes de Educação ambiental (REA-São Carlos e RUPEA) e coordenou o projeto “Viabilizando a utopia” do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR/FNMA/2005) e o sub –projeto “Educação ambiental para conservação da biodiversidade. O papel dos predadores de topo de cadeia” do projeto Rede Predadores de Topo de Cadeia Alimentar (Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/FNDCT e FAPESP, Ação Transversal/FAPs, Nº 47/2010, 2013-2015)

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Iared, V. G., Valenti, M., Spadoto, M., & Oliveira, H. T. de. (2019). CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS, SP. Divers@!, 11(2), 61–72. https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.59871

Edição

Seção

Dossiê