POLÍTICAS CULTURAIS E CULTURA POP COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA IMAGEM INTERNACIONAL DO JAPÃO: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DESDE O PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cg.v13i1.90263

Resumo

A partir do final do século XX, observou-se a disseminação de bens culturais e marcas japonesas pelo mundo, o que tem contribuído para o debate acadêmico sobre o conceito de soft power de um país na arena internacional. Termos como Kawaii, J-Rock, Mangá, Animê, Tokusatsu, Studios Ghibli, Nintendo e muitos outros se tornaram expressões cada vez mais reconhecidas globalmente, simbolizando a essência do que o Japão foi e ainda é associado. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo central mapear as políticas culturais implementadas pelo governo japonês ao longo dos anos, visando compreender seu papel na disseminação de seus bens culturais e marcas, com especial ênfase no período do governo de Shinzo Abe (2012-2020). Nesse sentido, o artigo parte da seguinte questão de pesquisa: quais políticas foram adotadas ao longo dos anos pelo governo japonês para promover sua cultura pop e influenciar as percepções internacionais sobre si, especialmente durante o mandato de Shinzo Abe (2012-2020)? A análise fundamenta-se nas reflexões acerca da diplomacia cultural e do debate de soft power e, metodologicamente, o estudo adota uma abordagem exploratória e descritiva das políticas culturais japonesas. O artigo evidencia que o Japão utiliza a cultura como uma ferramenta estratégica para projetar uma imagem positiva de si no cenário internacional. Durante o governo de Shinzo Abe, esses projetos culturais foram significativamente ampliados, impulsionados não apenas pela longevidade de seu mandato, mas também pelos interesses de uma política externa mais assertiva, com ênfase em fortalecer a posição do país no contexto regional.

Biografia do Autor

Aline Mendes, Universidade Federal Fluminense.

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Orcid: https://orcid.org/0000-0003- 3189-0512.

 

Alana Camoça Gonçalves de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora Adjunta no Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DRI-UERJ). É professora do corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ).

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Mendes, A., & Camoça Gonçalves de Oliveira, A. (2024). POLÍTICAS CULTURAIS E CULTURA POP COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA IMAGEM INTERNACIONAL DO JAPÃO: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DESDE O PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Conjuntura Global, 13(1). https://doi.org/10.5380/cg.v13i1.90263

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo