Open Journal Systems

O Mercosul e as políticas educacionais: um balanço da atuação do setor educacional do Mercosul e de seus planos para a educação

Lara Ciardelli Faria, Ricardo Luigi

Resumo


O presente artigo visa o estudo de caso de uma organização intergovernamental de abrangência regional, o Mercosul, fazendo um balanço da atuação e das políticas educacionais do Setor Educacional do Mercosul (SEM). As Organizações Intergovernamentais (OIGs) têm um papel crucial no sistema internacional, intermediando as relações entre os Estados, proporcionando formas de resolver disputas e conflitos de interesses, promovendo a cooperação internacional. As OIGs influenciam as políticas educacionais formuladas por/para os Estados, desempenhando um papel fundamental no processo de internacionalização das políticas educacionais, com capacidade de orientar e enfatizar as políticas a serem seguidas nos âmbitos global, regional e nacional. O Mercosul visava, inicialmente, mais o caráter econômico-comercial do que o aspecto social, motivo pelo qual o termo “educação” somente apareceu um ano após a constituição da organização. O SEM, criado ainda em 1991, passou a sugerir políticas educacionais e trazer recomendações que contemplassem ações educacionais para os seus membros. Percebe-se que, no decorrer dos seis planos de ação educacional elaborados pelo SEM, muitas propostas foram feitas, mas pouco foi efetivado, demonstrando limitações para integrar as políticas regionais para a educação. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as principais propostas do SEM para a educação e pontuar os principais empecilhos que dificultam a sua efetivação. Para a execução do trabalho será utilizada a análise documental e bibliográfica, dialogando com as principais referências sobre o assunto, no intuito de esclarecer como as organizações internacionais promovem políticas educacionais em âmbito regional, destacando as principais questões referentes ao caso do Mercosul. Como resultado, verificou-se a baixa influência do SEM nas políticas educacionais nacionais.


Palavras-Chave: Mercosul; Setor Educacional do Mercosul (SEM)/ (Mercosul Educacional); Políticas Educacionais; Organizações Internacionais; Integração Regional.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Joana de Barros; SERIKAWA, Leonardo. Em defesa do Mercosul Educacional. Disponível em: https://www.obs.org.br/integracao/1152-mercosuleducacional. Acesso em: 12 jul. 2021.

BARBOZA, Mário de Jesus. Política de educação nos planos do setor educacional do Mercosul: a educação como elemento de integração e desenvolvimento regional. Dissertação de Mestrado. Cascavel, PR: UNIOESTE, 2009.

BRICEÑO-RUIZ, José. O auge e a crise do “Novo Mercosul” no período pós-hegemônico (2003-2016). Lua Nova, São Paulo, 2021, 112, p. 55-82.

CEVIDANES, Kamila Nogueira. Conquistas e desafios da Educação nos Planos de ação do setor educacional do MERCOSUL. Artigo de conclusão de curso (História-licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.

CLAVERY, Elisa. Brasil deixará grupo de trabalho sobre educação do Mercosul, diz ministro. TV Globo, Brasília, 29 nov. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/11/29/brasil-deixara-grupo-de-trabalho-sobre-educacao-do-mercosul-diz-ministro.ghtml. Acesso em: 12 jul. 2021.

HAAS, Ernest. The Uniting of Europe: Political, Social and Economic Forces, 1950-1957. Stanford: Stanford University Press, 1958.

HERZ, Mônica; TABAK, Jana; HOFFMANN; Andrea Ribeiro. Organizações internacionais: história e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

LUIGI, Ricardo. A integração regional na América do Sul: a efetividade da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Tese (Doutorado em Geografia), Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2017. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330751/1/LuigiJunior_RicardoAbrate_D.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

LUIGI, Ricardo. Educação e a atuação das organizações internacionais frente à pandemia de COVID-19. In: SENHORAS, Elói Martins. (Org.). COVID-19 e Educação: Debates entre o Global e o Local. Boa Vista: EdUFRR, 2020.

MEC. Educação brasileira sairá do Mercosul. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=83131. Acesso em: 12 jul. 2021.

MERCOSUL. Página do Setor Educacional do Mercosul. Disponível em: https://www.mercosur.int/pt-br/temas/educacao/. Acesso em 12 jul. 2021.

ROSEVICS, Larissa. O Mercosul educacional e a criação da Unila no início do século XXI: integração regional via educação. Tese (Doutorado em Economia política internacional). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

SANTOS, Thauan; DINIZ JÚNIOR, Carlos Antônio. Integração Regional e Educação: O caso do MERCOSUL. Oikos, Rio de Janeiro, 2017, v.16, n.2, p.22-36.

SOUZA, Kellcia Rezende. Direito à educação nos países membros do MERCOSUL: um estudo comparado. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual de São Paulo, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cg.v10i3.81903

Apontamentos

  • Não há apontamentos.