A expansão do Hallyu: o uso da diplomacia cultural e seus impactos na economia sul-coreana
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v11i1.81508Resumo
O fenômeno “Hallyu”, que se iniciou nos anos 90 e começou a se expandir nos anos 2000, foi utilizado como ferramenta através da diplomacia cultural, para melhorar a imagem da Coreia do Sul no exterior e, consequentemente, sua economia indiretamente e diretamente. Este projeto busca analisar a importância da indústria cultural sul-coreana para o país, e como o governo utilizou-se da diplomacia cultural para criar uma “marca da nação’’ e mudar drasticamente a imagem do país no exterior. O tema é justificado pelo interesse no país asiático e em como a intervenção do governo na área cultural conseguiu ajudar positivamente a nação. O estudo foi delineado como uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa exploratória, sendo estudo de caso e revisão bibliográfica. Isto posto, as considerações finais alcançadas em relação a este estudo são de que o governo possui um papel fundamental na expansão e manutenção da indústria cultural sul-coreana pelo mundo, e essa intervenção estatal auxiliada com a diplomacia cultural conseguiu saldos positivos na economia nacional. A exportação da industrial cultural foi de US$8 milhões, em 1998, para US$12 milhões no ano de 2019, mostrando como a ajuda governamental é de grande importância para o setor cultural e, consequentemente, para a economia do país.
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