Open Journal Systems

A expansão do Hallyu: o uso da diplomacia cultural e seus impactos na economia sul-coreana

Osvaldo Alencar Billig, Amanda Paiva da Silva

Resumo


O fenômeno “Hallyu”, que se iniciou nos anos 90 e começou a se expandir nos anos 2000, foi utilizado como ferramenta através da diplomacia cultural, para melhorar a imagem da Coreia do Sul no exterior e, consequentemente, sua economia indiretamente e diretamente. Este projeto busca analisar a importância da indústria cultural sul-coreana para o país, e como o governo utilizou-se da diplomacia cultural para criar uma “marca da nação’’ e mudar drasticamente a imagem do país no exterior. O tema é justificado pelo interesse no país asiático e em como a intervenção do governo na área cultural conseguiu ajudar positivamente a nação. O estudo foi delineado como uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa exploratória, sendo estudo de caso e revisão bibliográfica. Isto posto, as considerações finais alcançadas em relação a este estudo são de que o governo possui um papel fundamental na expansão e manutenção da indústria cultural sul-coreana pelo mundo, e essa intervenção estatal auxiliada com a diplomacia cultural conseguiu saldos positivos na economia nacional. A exportação da industrial cultural foi de US$8 milhões, em 1998, para US$12 milhões no ano de 2019, mostrando como a ajuda governamental é de grande importância para o setor cultural e, consequentemente, para a economia do país.


Texto completo:

PDF

Referências


ANSCHAU, A.L. Uma análise sobre o poder da diplomacia cultural brasileira na política externa brasileira (2003-20011). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de política externa brasileira. Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de inclusão. Brasília, v.13, n.1, 2010.

BILLBOARD. Billboard Hot 100. Disponível em: https://www.billboard.com/music/BTS. Acesso em: 06/04/2021.

BILLIG, O.A.; FARIAS, R.M.S. A diplomacia cultural no governo lula (2003-2001). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7, n.5, 2021.

CHANG, P.L.; LEE, H. Cultural preferences in international trade in international trade: Evidence from the globalization of Korean pop culture. Singapore Management University, Research Publications, 2017.

CHANG, Ha-Joon. The political economy of industrial policy. Macmillan Press Ltd, 1994.

DAL, Y.J. The Korean Wave. Georgetown Journal of International Affairs. 2020. Acesso em: 30/03/2021.

GUINNESS WORD RECORDS. Most tickets sold for a live streamed concert (current year). 2020. Acesso em: 08/04/2021.

GUINNESS WORD RECORDS. Most viewed YouTube video in 24 hours. 2020. Acesso em: 08/04/2021.

JANG, G.; PAIK, W.K. Korean Wave as Tool for Korea’s New Cultural Diplomacy. Advances in Applied Sociology, v. 2, n. 3, p. 196-202, 2012.

KIM, C.H. South Korea - Country Commercial Guide. International Trade Administration; 2021. Acesso em: 05/05/2021.

KIM, T.Y.; JIN, D.Y. Cultural Policy in the Korean Wave: An Analysis of Cultural Diplomacy Embedded in Presidential Speeches. International Journal of Communication, v.10, p. 5514-5534, 2016.

KOTRA. Continuously Among Top 10 Countries Based on Hallyu Soft Power. Invest Korea, 2020.

KOTRA. Exports of Korean culture products soar 22.4 pct last year. Invest Korea, 2020. Acesso em: 10/05/2020.

KOTRA. Korea, Little Giant in the Global Cosmetics Market. Invest Korea, 2019.

KOTRA. S. Korea's exports of cosmetics up 16 pct in 2020. Invest, Korea 2021. Acesso em: 09/05/2021.

KWON, S.H.; KIM, J. The cultural industry policies of the Korean government and the Korean Wave. International Journal of Cultural Policy, v. 20, v. 4, p.422–439, 2014.

LEE, S.J. The Korean Wave: The Seoul of Asia. The Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, v. 2, n. 1, p. 85-93, 2011.

MARTINELLI, C.B. O Jogo Tridimensional: o Hard Power, o Soft Power e a Interdependência

Complexa, segundo Joseph Nye. Conjuntura Global, v.5, n.1, p.65-80, 2016.

MENEZES, C.C.F. Identidade Nacional e Poder nas Relações Internacionais: Uma breve trajetória da construção da política de diplomacia cultural brasileira. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo, 2011.

MINISTRY OF CULTURE, SPORTS AND TOURISM. The copyright trade balance in the first half of 2020 records the highest surplus ever of approx. KRW 1.2 trillion. 2020. Acesso em: 10/05/2021.

NYE, J.S. Bound to lead: the changing nature of American power. New York: Basic Books, 1990.

NYE, J.S. O paradoxo do poder americano. Brasil: Unesp, 2002.

ROLL, M. Country Branding Strategies for Nations and Companies. 2018. Acesso em: 24/04/2021.

ROLL, M. Korean Wave (Hallyu) – The Rise of Korea’s Cultural Economy & Pop Culture. 2020. Acesso em: 30/03/2021.

ROSSI, J.P. Hallyu-cinating Over Korea. The Economics Review, 2020. Acesso em: 06/04/2021.

UNICEF. BTS inspiring speech at UN General Assembly. 2020. Acesso em: 09/04/2021.

WOODIER, J.; PARK, S. Republic of Korea: K-culture and the Next Wave of Economic Growth. International Journal of Cultural and Creative Industries, v. 5, n. 1, p. 70-81, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cg.v11i1.81508

Apontamentos