O Império Norte-Americano em Perspectiva: do Cenário Pós-II Guerra à China do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v8i1.64160Resumo
O texto que se segue é uma revisão de literatura sobre a formação dos Estados Unidos como poder global no pós-II Guerra Mundial e sua hipotética perda de poder para a China. Para realizar o intento, fez-se uma revisão bibliográfica sobre os EUA e a composição e disputas sociais e políticas na segunda metade do século XX que tornou possível a constituição do arranjo de poder americano no início do século XXI. Os objetivos do trabalho são: elaborar uma leitura das obras recentes sobre o poder americano; compreender as disputas sociais internas e os modelos produtivos originados desse cenário que configuraram o cenário dos EUA no século XX; analisar o potencial de crítica e questionamento da ordem social e econômica vigente proposta pela China, sobretudo à luz de uma literatura de Relações Internacionais e Ciências Sociais; e sobretudo compreender o contexto social em que se insere o Brasil e o mundo já findos quase ¼ do século XXI. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica básica e os resultados apontam para uma relativa complexidade nas relações políticas, sociais, científicas e culturais que tornam difíceis a afirmação do fim do Império Americano. Embora haja uma reconfiguração do sistema global, acredita-se que os EUA ainda exercerão liderança e muito poder em várias áreas.
Referências
BARTELS, Larry. Unequal Democracy. New Jersey: Princeton University Press, 2008.
BUZAN, Barry; WEAVER, Ole. Regions and Powers. Cambridge University Press, 2004.
FUKUYAMA, Francis. O Fim da História. Rio de janeiro: Rocco, 1992.
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo In: Cadernos do Cárcere, vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HARVEY, David. El Nuevo Imperialismo. 2004
HUNG, HO-FUNG. O Braço Direito dos Estados Unidos? Novos Estudos – CEBRAP. Nº 89, São Paulo, 2011.
MANN. Michael. The source of Social Power. Vol. 3. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
______________. The source of Social Power. Vol. 4, Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
NEGRI, Toni; HARDT, Michael. Imperio. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
NOLAN, Peter. Crossroads: The End of Wild Capitalism. Londres: Marshall Cavendish, 2009).
ONG, Aihwa. Neoliberalism as exception. London: Duke University Press, 2006.
PANITCH, Leo; GINDIN, Sam. The Making of Global Capitalism. Londres e Nova York: Verso, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
