Editorial Revista Conjuntura Global, v.7, n. 3., de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v7i3.64139Resumo
A Edição da Revista Conjuntura Global, v.7, n. 3., de 2018, apresenta uma rica seleção de artigos advindos de pesquisas de pós-graduação. De fato, os temas da presente edição demonstram o caráter transversal das Relações Internacionais (RI), pois referem-se tanto a estudos de política externa quanto a análises no campo da Geopolítica, do Direito Internacional e da História, entre outros. Assim, podemos dividir os estudos em quatro blocos principais: (i) o primeiro bloco inclui dois artigos relacionados à Geopolítica e ao Direito Internacional; (ii) o segundo bloco, com dois artigos, inclui artigos sobre conflitos no Oriente Médio; (iii) o terceiro bloco, com dois artigos, inclui análises no âmbito da política externa e; (iv) o quarto bloco, com um artigo, inclui desenvolvimentos no campo da Teoria das Relações Internacionais.
No primeiro bloco, o artigo “O determinismo racial e geográfico no discurso geopolítico moderno/colonial: por uma geopolítica decolonial”, de Pedro Diniz Rocha, analisa o discurso determinista no pensamento ocidental, de forma a problematizar, a partir da perspectiva do sul global, algumas das vicissitudes do discurso geopolítico moderno. O artigo “Direito do Mar: breve historiografia”, de Yolanda Nunes Sousa, apresenta a evolução do arcabouço jurídico do regime internacional para os mares e oceanos, os quais constituem espaços fundamentais para pensar as relações geopolíticas entre os Estados contemporâneos.
No segundo bloco, sobre conflitos no Oriente Médio, o artigo “A burocratização da segurança internacional: A prolongada assistência humanitária da UNRWA aos refugiados da Palestina no Oriente Médio”, de Claudia Stephan, analisa o papel da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) para as negociações do conflito Israel-Palestina. O artigo “O ‘imperialista Relutante’: O início da Guerra ao Terror nas páginas da Revista Foreign Affairs”, de João Victor da Mota Uzer Lima, apresenta a perspectiva do think tank Council on Foreign Relations (CFR), dos Estados Unidos, sobre a política da “Guerra ao Terror” desse país.
No terceiro bloco, o artigo “Congresso e Política Externa nos Estados Unidos”, de André Leite Araujo, trata das funções do Congresso dos Estados Unidos em matéria de política externa, de forma a problematizar variáveis relativas tanto à composição partidária quanto às relações entre Executivo e Legislativo. O artigo “Regime ditatorial militar, interesse nacional e política externa brasileira: insulamento e aproximações”, de Karla Gobo, Analice Zettermann e Fernanda Calado, trabalha a política externa dos períodos presidenciais de Artur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel (1967–1979), de forma a contrastar o cenário interno, caracterizado pela restrição de direitos, com a política externa progressista, que diversificou as parcerias comerciais com países alinhados ao bloco comunista. No quarto e último bloco, o artigo “Acordo nuclear entre Irã e Grupo 5+1: uma análise sob a perspectiva da interdependência complexa”, de Leandro Dalalibera Fonseca, analisa o acordo histórico firmado entre o Irã e o Ocidente sob a perspectiva do Institucionalismo Neoliberal, de forma a promover uma reflexão sobre o papel das organizações internacionais para a cooperação entre os Estados.
Finalizamos o editorial agradecendo imensamente à gestão anterior da Revista Conjuntura Global, à nossa equipe atual, aos autores pelas submissões de seus artigos e a nossas leitoras e leitores pela concretização da presente edição. A colaboração, o empenho e o interesse de vocês faz nosso esforço ser recompensador! Aproveitamos para desejar a vocês uma ótima leitura! Boas festas!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
