Segurança na União Europeia e UNASUL: entre o institucionalismo e o cosmopolitismo
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v4i3.45388Resumo
O presente artigo pretende analisar se a supranacionalização da UE e da UNASUL em termos políticos foi acompanhada de controles democráticos por meio de parlamentos regionais, na formulação e implementação da política de segurança de ambos os blocos. Para tal, utilizam-se as teorias institucionalistas e cosmopolitas, com suas visões de supranacionalidade e democracia aplicadas às relações internacionais. Desse modo, primeiramente discute-se a escola liberal-institucionalista com seu conceito de supranacionalidade, seguido das aspirações democráticas do cosmopolitismo, para então aplicar tais teorizações à UE e à UNASUL. Com isso, corrobora-se a hipótese de que a UE seria mais supranacional e democrática que a UNASUL em termos de segurança.
Palavras-chave: UNASUL; União Europeia; segurança.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.